A verdadeira história do gato preto

                                             

A caça às bruxas foi uma perseguição política e social que começou no século XV e atingiu seu apogeu nos séculos XVI e XVII principalmente em Portugal, na Espanha, França, Inglaterra (chamada de Normandia), na Alemanha, na Suíça em menor escala,juntamente surge as lendas e outros factos históricos que na altura serviam de base de sustentação a muitas outras superstições.





No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição.
Com a caça as bruxas , começam a caça aos gatos que por terem hábitos noturnos , serem predadores naturai de alguns insetos , foram então considerados malditos ou possuídos pelo diabo. , e muitas vezes até acreditavam que eram as bruxas transformadas em felinos chegaram a ser queimados nas fogueiras juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.
Então o Rei Carlos I de Inglaterra tinha um gato preto como animal de estimação, ele acreditava que o seu gato lhe trazia sorte,e para que não tirassem seu bichinho dele começou a espalhar que quem se aproximasse do gato preto teria azar , logo a notícia se espalhou e a vida do gatinho poupada , porém , mais tarde este esmo rei foi acusado de traição e foi levado a morte , um dia antes da sua decapitação o bichano faleceu , o que firmou a superstição do Rei.
Supõe-se que esta não seja mais uma lenda e sim um relato do ocorrido,porém não ha documentos válidos que comprovem realmente os fatos .
Carlos I (Dunfermline, 19 de novembro de 1600 – Londres, 30 de janeiro de 1649) foi o rei dos três reinos da Inglaterra, Escócia e Irlanda de 27 de março de 1625 até sua execução em 1649.
Como “castigo” da Natureza a caça aos gatos rendeu a Inglaterra a Peste Bubônica(1665-1666) que foi uma epidemia que vitimou entre 75.000 a 100.000 pessoas, ou seja, praticamente um quinto da população de Londres na época.
Hoje em pleno século XXI ainda se alimenta a ideia de existirem várias lendas sobre os felinos (de todas as cores),como a que estes animais possuem 7 vidas, em decorrência da habilidade que possuem para escapar de situações que envolvam risco à sua vida,outro fator também responsável por essa crença é que, ao caírem de grandes altitudes, os gatos, quase sempre, atingem o solo apoiado sobre as quatro patas,em função de possuírem um apurado senso de equilíbrio, que lhe permite girar rapidamente usando a cauda como contrapeso.
Ha quem diga que estes animais dedicados são traiçoeiros ,devido a hábitos noturnos e donos irresponsáveis(Não castram) eles desaparecem ,ou por maldade humana , ou por acidente ou até mesmo alguém os leva para morar longe da casa onde moram .
Não ha nenhuma comprovação de sorte ou azar sobre nenhum animal existente na face da terra , assim como também a cor não influi em nada ,existe sim , lendas , crendices , superstições e claro o sucesso da comunicação ,porque se a “igreja” não tivesse relacionado estes seres divinos com seres malignos muitos animais estariam vivos e se o Rei Carlos não tivesse usado do poder da comunicação para salvar seu bichano talvez muitos outros não tivessem sido rejeitados ,portanto cuidado ao passar uma informação e cuidado com aquilo que acredita.
Gatos são maravilhosos ,sejam eles de qualquer cor …Animais de estimação que possuem a sensibilidade de nos fazer companhia e de nos oferecer seu amor.Adote um gatinho e  nunca mais falará mal deles!
 
Escrito em 12 de maio de 2014 por Paula Hoss na categoria Ativismo
http://www.terraconsciente.com.br/a-verdadeira-historia-do-gato-preto/ 

0 comentários:

Postar um comentário