Como produzir o fertilizante orgânico 100% vegetal

 
Materiais pobres em nitrogênio, como bagaço de cana, serragem ou palhada de milho, devem ser misturados com materiais ricos em nitrogênio, como torta de mamona, cevada ou folhas de leguminosas, visando à obtenção de uma mistura com teor mediano de nitrogênio.
 
A Tabela 1 apresenta a classificação de alguns materiais de origem vegetal em função do seu teor de nitrogênio. A proporção de cada material na composição da mistura também deve levar em consideração a sua umidade e a sua densidade.
 
Dependendo dos materiais utilizados, as proporções podem ser muito diferentes. Por exemplo, o composto pode ser feito misturando-se 1 litro de torta de mamona para cada 50 litros de capim elefante picado (proporção de 1 para 50) ou misturando-se 50 litros de palhada de gliricídia para cada 50 litros de capim elefante picado (proporção de 1 para 1).
 
É muito importante que a mistura das matérias-primas seja bem feita, pois isso reduz as perdas de nutrientes e a emissão de odores que podem ocorrer durante o processo. A mistura deve ser umedecida, sendo que o ponto ideal é aquele em que o material está úmido, mas sem escorrimento de água. Em seguida, a mistura deve ser amontoada, formando pilhas com largura entre 1,0 e 1,5 metro e altura entre 1,0 e 1,2 metro.
É natural que a temperatura da pilha aumente rapidamente nos primeiros dias e se reduza gradualmente ao longo do processo. Mas a compostagem pode ocorrer sem que haja elevação de temperatura. A duração da compostagem vai depender das características das matérias-primas utilizadas, da eficiência do processo de compostagem e da forma de utilização do adubo orgânico produzido, podendo variar entre 60 e 120 dias. Durante esse período, a umidade deve ser mantida por meio de irrigações periódicas, que devem ser mais frequentes nos primeiros 30 dias. Não é necessário realizar revolvimentos caso a mistura inicial tenha sido bem feita. Também não é necessário utilizar inoculantes ou qualquer outro aditivo.
Tabela 1: Classificação de alguns materiais de origem vegetal em função dos seus teores de nitrogênio
Teor de nitrogênio reduzido(abaixo de 1,0%)Teor de nitrogênio mediano(entre 1,0 e 2,0%)Teor de nitrogênio elevado(acima de 2,0%)
Capim velhoCapim novoTortas e farelos vegetais
Bagaço de canaGramaFolhas de leguminosas
SerragemHastes de leguminosasBorra de café
Palhada de milho ou trigoPalha de caféCevada
 
Pesquisador Marco Antônio Leal
Embrapa Agrobiologia
** Artigo socializado pela Embrapa
EcoDebate, 07/07/2014

0 comentários:

Postar um comentário