Contrabandista bate o carro e estrangula aves silvestres para fugir do flagrante


Portal Banda B - Curitiba/PR


A maioria das aves foi encontrada morta.
Foto: Antônio Nascimento

O carro vinha de Minas Gerais transportando cerca de 50 aves silvestres, que seriam vendidas na região sul.

 Entretanto, na noite desta quarta-feira (15), o condutor Valdevino Honório de Jesus, se envolveu num acidente no km 52 da BR-116, próximo a ponte do Rio Bonito em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba.

Com medo de ser pego em flagrante, testemunhas dizem que, Valdevido começou a estrangular as aves e jogá-las de cima da ponte. Mesmo assim, ele foi detido pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e permaneceu aguardando a chegada da Força Ambiental.
Algumas aves sobreviveram.
Foto: Antônio Nascimento 

Sete aves ainda foram socorridas com vida: uma Arara Juba, três Araras brasileiras, um Corrupião, um Trinca ferro e um Azulão. Dentre as 43 mortas, havia aves destas e de outras espécies silvestres.


O Celta, com placas de Minas Gerais, foi recolhido e as aves sobreviventes levadas para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Selvagens), em Tijucas do Sul.

Valdevino ficou ferido no acidente e foi encaminhado ao Hospital Angelina Caron. Ele será indiciado por maus tratos contra animais e pode pagar até R$ 5 mil de multa por ave.


fonte: http://www.renctas.org.br/pt/home/

Instituto Cahon: Enquanto houver compradores o tráfico vai continuar. Mesmo que animais tenham sua venda autorizada pelo Ibama não devemos adquiri-los. Comércio de animais trata-se de uma atividade cruel, ingrata e estúpida, qualquer que seja o segmento, legalizado ou não.

0 comentários:

Postar um comentário