Em média, 275 animais soltos são apreendidos por mês



Prefeitura não soube informar o número de multas aplicadas neste ano ou no ano passado


Quem é motorista em Sorocaba sabe que não é difícil encontrar animais soltos na pista. Na última quarta-feira, por exemplo, dois cavalos transitavam tranquilamente pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, fato que se repetiu quinta-feira, na avenida General Motors, na zona industrial da cidade. Já os motoristas não ficaram nem um pouco tranquilos, pois o trânsito ficou lento e o risco de acidentes aumentou. A lei 8.354, de 27 de dezembro de 2007, proíbe a criação de animais no perímetro urbano da cidade e estabelece multa que varia entre R$ 55,00 e R$ 700,00, dobrando o valor na reincidência. A prefeitura não soube informar o número de multas aplicadas neste ano ou no ano passado. 

Daniel Meira dos Anjos, de 40 anos, foi vítima de um acidente provocado por um cavalo solto há 3 anos. "Não é fácil. Minha família estava junto comigo. O carro ficou destruído, deu perda total. E ainda saí no prejuízo, pois não localizei o dono do animal", conta. Para Daniel, a responsabilidade é da prefeitura. "Deveria haver uma fiscalização maior." Já para João Francisco Thuler, 71, a culpa é do dono do animal, que não cuida direito. Porém a prefeitura não está isenta. "A multa para estes casos deveria ser bem grande", ressalta. 

A Zoonoses, órgão administrado pela Secretaria de Saúde (SES), informou que, em média, 275 animais são apreendidos por mês, sendo 160 cães, 95 gatos e 20 cavalos. A recomendação nestes casos é que o motorista tenha cuidado para não atropelar o animal e contatar a Guarda Civil Municipal (GCM), através do telefone 199. Um programa permanente de posse responsável é realizado com o objetivo de conscientizar sobre vacinação, higiene, cuidados, abrigos, entre outros. Os animais encontrados são encaminhados à adoção. 

Em nota, a ViaOeste informou que no sistema Castello-Raposo na região de Sorocaba, de janeiro a maio deste ano, 78 animais foram apreendidos. Segundo a concessionária, a empresa tem um serviço de inspeção de tráfego operando 24h, mas quem encontrar um animal solto na pista deve fazer a denúncia gratuitamente pelo telefone 0800 701 55 55. Os animais ficam à disposição dos donos por 5 dias e os que estão feridos recebem atendimento de uma equipe de médicos veterinários. A empresa também realiza uma campanha educativa para orientar donos de sítios e fazendas na região da Raposo Tavares sobre os cuidados a serem tomados para que os animais não fujam. (Supervisão: Helena Gozzano)
Jornal Cruzeiro do Sul

0 comentários:

Postar um comentário