Mais de 150 ficam de luto na frente da Zoonoses


Buscando saber os motivos que levaram a morte dos 30 animais (27 cães e 3 gatos) nesta semana no Centro de Controle de Animais da Zoonoses, mais de 150 pessoas foram até o local para protestar e cobrar explicações. Por volta de 12h30, os manifestantes de ONGs que vestiam roupas pretas para representar luto, se reuniram para saber o motivo da morte e cobrar explicações.


Para a ativista independente, Adriana Giriberti, 40 anos, que foi na manifestação com suas duas cachorras que já tiveram cinomose e foram curadas, a desculpa da morte não a convence. "Os veterinários alegam que mataram os animais por estarem com cinomose. A Biju e a Raica, minhas cachorras que estão aqui comigo. Quando tiveram a doença consegui trata-lás". Segundo Adriana, o tratamento não teve um custo alto.



O veterinário e responsável pela Zoonoses, José Luiz Chiquito Filho, alega que não estava informado que a eutanásia seria feita nos animais. "A  Zoonoses realiza a eutanásia com medicamentos, sendo o animal sedado antes, mas quem deve responder sobre este caso é a veterinária que realizou o procedimento", afirmou.


Os ativistas se reuniram novamente na frente da Prefeitura de Sorocaba durante a tarde de hoje (20), e uma comissão de sete pessoas foi atendida pelo Vitor Lippi (PSDB) para discutir o assunto. Os manifestantes pedem que a Zoonoses seja desativada e que os candidatos a prefeito incluam em seus respectivos planos de governo a construção de um hospital público veterinário.

Fonte: Cruzeiro do Sul

0 comentários:

Postar um comentário