Gata é agredida e tem olho furado por criança no DF

Veterinários ainda não sabem com qual objeto o olho da gata foi furado. Foto: Salvando Vidas Protetoras Independentes/Divulgação
Veterinários ainda não sabem com qual objeto o olho da gata foi furado
Foto: Salvando Vidas Protetoras Independentes/Divulgação


Uma gata foi agredida e teve o olho direito furado por um garoto de 11 anos na cidade de Valparaíso de Goiás, na divisa com o Distrito Federal, na terça-feira, 13. O animal, que ainda não se sabe se ficará realmente cego de um olho, está internado no Hospital Veterinário São Francisco, em Brasília.
Segundo Suzane Faria, do grupo Salvando Vidas Protetoras Independentes (SVPI), da capital federal, uma mulher ouviu os boatos de que um garoto teria agredido a gata no condomínio em que moram. Esta criança, segundo relatou a mulher, é a mesma que em junho arrancou com uma caneta os dois olhos da gata Themis.
"Não sabemos o que o garoto usou desta vez para fazer isso. A gata estava dentro de uma lata de lixo do condomínio e com muitas crianças curiosas em volta. Nós a recebemos e encaminhamos para o hospital veterinário. É uma gata muito doce", disse Suzane.
Batizada de Mona, a gata tem um mês de vida e pesa 380 gramas. Agora a SVPI espera os laudos veterinários da gata ficarem prontos para darem entrada em um Termo Circunstanciado na Polícia Civil, que deverá investigar o caso.
"Paralelo a isso, nós também iremos fazer um trabalho de conscientização com as crianças do condomínio. Temos um material informativo e um teatro para apresentar a elas, mostrando que a agressão é algo errado", disse.
Mona deve receber alta até o final da próxima semana. Quando sair do hospital, será levada para um lar temporário. Só quando estiver 100% recuperada vai ser encaminhada para adoção. Duas pessoas já demonstraram interesse pela gata.

Lei
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.065 de 1998)determina que é crime "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena para este tipo de crime é de de três meses a um ano de prisão, mais multa.

A internauta Cecília Pagotto, de Brasília (DF), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. 

0 comentários:

Postar um comentário