Prefeitura corta árvores para viabilizar viaduto em Sorocaba

Em nome do progresso e de compensação ambiental em outras áreas onde já existe o verde a prefeitura vai cortando árvores frondosas deixando tudo árido como sempre, assim como é na região central e centro expandido, onde a carência de áreas verdes é gritante. (Instituto Cahon)

19/06/2013 | AVENIDA IPANEMA


Ao todo foram cortadas 44 árvores do início da avenida Ipanema e praça -Por: ADIVAL B. PINTO
Notícia publicada na edição de 19/06/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
O corte de 44 árvores da praça o e dos canteiros do techo inicial da avenida Ipanema, em um trecho que se estende até a rua Major Gambetta, chamou a atenção dos moradores, comerciantes e das pessoas que passam todos os dias pelo local. De acordo com a Prefeitura, a supressão das espécies arbóreas é necessária para que haja o início da construção do viaduto do Complexo Governador José Franco Montoro, obra do Programa Sorocaba Total, que ligará a nova avenida J.J. Lacerda à avenida Ipanema.

Trinta e seis das 44 árvores que foram retiradas são de espécies exóticas. Há também oito nativas, como palmeira-jerivá (Syagrus romanzoffiana), ipê (Tebebuia sp), unha-de-vaca (Bauhinia sp), quaresmeira (Tibouchina granulosa) e paineira (Caibaspeciosa).

A comerciante Eliane Pereira conta que ficou indignada ao ver as árvores serem cortadas. "Quando vi os caminhões da Prefeitura chegar e os funcionários derrubarem cada uma delas até chorei. Vai ficar um deserto, um lugar triste. Sem contar que as árvores são centenárias, levaram anos para crescer e em cinco minutos foram parar no chão. Querem construir um viaduto, mas já fizeram a obra da J.J. Lacerda, acredito que tudo isso seja desnecessário."

Aroldo Franco, também comerciante, lembra que desde que era pequeno as árvores estavam lá. "Algumas têm quase 100 anos, outras já estão chegando ao centenário. Ouvimos falar tanto em preservação e, no entanto, na primeira oportunidade cortam as árvores. Nossa cidade vai ficar cada vez mais cinza desse jeito."

A compensação ambiental, segundo a Seobe, foi feita no ano passado durante a 2º edição do Megaplantio, quando dezenas de árvores foram plantadas na avenida Itavuvu, próximo ao Parque Tecnológico.

Entre os sorocabanos que circulam pelo local, alguns vêem a ação como melhora para região. "A retirada das árvores é necessária para que o progresso chegue até a cidade e melhore a vida de todos que andam por esse lados. A Prefeitura faz o corte aqui, mas replanta em outro lugar", diz a comerciante Nice Furlan.

Compartilhando dessa opinião, a dona de casa Cecília Frankin acredita que a retirada das árvores da praça irá trazer mais segurança para os que passam pelo local. "Durante a noite a iluminação é muito ruim e muitas pessoas ficam usando drogas, isso faz com que os que passam pelo lugar corram o risco de serem assaltados. As árvores eram bonitas, mas se é preciso acho que é o melhor a fazer."

Ainda segundo a Prefeitura está prevista a retirada de postes de rede elétrica e iluminação. A Secretária de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) prevê que em um período de nove a 11 meses as obras do viaduto estejam concluídas. O Complexo Franco Montoro interligará a zona industrial à zona norte de Sorocaba e o viaduto desafogará o trânsito no cruzamento que existe hoje nesse local.

Serão gastos R$ 17 milhões para a realização das obras. Esse valor foi obtido pela Prefeitura em financiamento e engloba a construção do viaduto, que terá 155 metros de extensão, as vias no entorno, além da pavimentação já realizada na avenida Adão Pereira de Camargo, avenida General Osório, avenida Brasil, rua Maciel Baião, rua Castanho Taques e trevo da Unitem (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios).

0 comentários:

Postar um comentário