Cavalo morre atropelado e só é retirado 2 dias depois


Um cavalo morto em um atropelamento, na avenida Ipanema, na madrugada de sábado, permaneceu no local até a manhã de ontem. Segundo um fiscal Urbes - Trânsito e Transportes, o acidente ocorreu por volta das 4 horas da manhã. A demora na retirada do animal do local revoltou os moradores e comerciantes das proximidades. 
Populares e até mesmo fiscais da Urbes que chegaram ao local pouco tempo depois do acidente tentaram entrar em contato com o serviço de Zoonoses. "Tentei várias vezes falar com o serviço de controle de zoonoses, mas por ser final de semana, não estava funcionando. Um total descaso, pois esse tipo de coisa não tem dia para acontecer. Deveria existir um plantão nos finais de semana e feriados", afirma Mario Marcolino, presidente da Associação de Moradores da Zona Norte. 

"O cheiro está insuportável, ainda bem que o clima está fresco, porque senão o cheiro estaria muito mais forte. O animal está jogado, pessoas passam todo momento nesse lugar e a Prefeitura não veio retirar o bicho daqui. Uma falta de respeito com a população e com o animal também", diz o aposentado Pedro Assunção. A dona de casa Odete dos Santos, também se mostrou revoltada com a demora da remoção do cavalo. "O animal já está se decompondo, será que irão esperar os urubus descerem aqui? E o responsável será que irá ser punido?" questiona. 

O comerciante Hélio Lopes, conta que a Guarda Civil Municipal foi até o local, mas também não conseguiu entrar em contato com o setor de zoonoses. "Fica um jogando um para o outro. Logo teremos que reunir os moradores para fazer esse serviço, porque assim não dá para deixar."

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, no trecho da avenida onde aconteceu o acidente, os carros trafegam em alta velocidade. "Falta nesse trecho uma lombada para que os veículos andem mais devagar. Já ocorrram quatro atropelamentos fatais nos últimos dois anos e agora esse com o pobre animal. Tem de haver uma política eficiente de prevenção e de punição para esse tipo de acidente." 

Prefeitura responde 
Segundo nota da Prefeitura, a Seção de Controle de Zoonoses foi avisada da ocorrência somente na manhã de ontem, por isso a demora na retirada do animal. A mesma nota afirma que o setor de zoonoses tem plantão aos fins de semana e feriados, das 8h à meia-noite e de segunda à sexta, das 17h à meia-noite. O telefone para contato com plantão é o da Guarda Civil Municipal (GCM): 199. O plantão faz a captura e remoção de animais (de pequeno, grande e pequeno porte), soltos em vias públicas e que estejam causando transtorno ao trânsito e à população. Se preciso, o plantão presta serviços veterinários pertinentes (inclusive eutanásia, se for necessário). Apesar de um munícipe ter relatado que a Guarda Civil Municipal (GCM) esteve no local, a nota diz que não recebeu qualquer comunicado sobre a existência do animal em via pública. Do mesmo modo, explica que os guardas municipais são orientados a acionar o serviço terceirizado.Sobre as câmeras de monitoramento de trânsito instaladas no trecho, a Urbes informa que elas possuem tecnologia com giro em 360°, mas o equipamento próximo à Área de Transferência da avenida Ipanema estava focada, naquele momento, no sentido bairro/centro, portanto não registrou o acidente. Sobre o excesso de velocidade no trecho, a nota informa que há diversos dispositivos de trânsito que induzem o condutor a reduzir a velocidade a exemplo do radar fixo e de semáforos.

Fonte: Cruzeiro do Sul

0 comentários:

Postar um comentário