“Ovos” veganos pretendem acabar com exploração de animais em granjas

FEITOS À BASE DE ERVILHAS


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
As granjas, ambientes de terror animal, onde galinhas são armazenadas em cubículos, forçadas a se alimentar continuamente e a defecar onde pisam, em que são colocadas em lugares tão pequenos que precisam ficar uma em cima da outra para se alocarem de uma maneira “menos desconfortável”, onde, no fim, serão mortas após alguns meses de vida, podem estar com os dias contados. Pelo menos é essa a intenção do Beyond Egg’s. As informações são da Human Society.
Beyond Egg’s é uma solução invetiva para tentar acabar com a exploração de galinhas em granjas. Ele é um pó verde, feito à base de uma variedade de ervilhas, que pode ser utilizado para substituir ovos na fabricação de diversos produtos industrializados, como biscoitos e maionese. Em sua produção também vão outros ingredientes naturais, como óleo de girassol e de canola.
Segundo Josh Tetrick, presidente da Humpton Creek, empresa criadora do substituto, “Cerca de 1,1 trilhões de ovos são botados todos os anos globalmente. A maior parte deles vem de locais que não ficaríamos muito orgulhosos de ver, locais que são terrivelmente cruéis, terrivelmente insustentáveis e muito ruins para a nossa saúde. E eu apenas pensei que teria que haver uma forma de retirar completamente os animais da produção convencional de ovos e fazer algo que é melhor e mais barato”.
A Hampton Creek, tem a intenção de introduzi-lo na indústria alimentícia em todos os nichos onde ovos seriam necessários, já que a demanda da indústria toma grande parte da produção mundial de ovos, que são provenientes de granjas-fábricas, onde as aves vivem em um espaço tão pequeno em que se torna impossível, até mesmo, um abrir de asas. “Nós queremos diminuir em 30% o número de galinhas poedeiras em granjas-fábrica e gaiolas em bateria nos EUA nos próximos cinco anos” explica Josh Tetrick, presidente da empresa.
Josh Tetrick, CEO da Hampton Creek (Foto: Vegnews)
Josh Tetrick, CEO da Hampton Creek (Foto: Vegnews)
Segundo Tetrik, o Beyond Egg’s é mais barato, mais saudável e não precisa passar por um processo produtivo cruel aos animais em que, só no Brasil, mais de 100 milhões de galinhas são submetidas. “Você está evitando problemas de segurança alimentar, colesterol e os alérgenos que os ovos têm”, explica Tetrick.
Em seus objetivos futuros, Tetrick pretende formular um novo produto que seja em versão líquida, para substituir o uso diário e doméstico dos ovos, como para fazer ovos mexidos.
Sendo esta uma proposta inventiva e original, até mesmo Bill Gates apostou suas fichas na empresa, afirmando que as suas propostas moldarão o futuro da alimentação.
Tetrick tem como preocupação principal o respeito à vida dos animais que são explorados durante toda a produção alimentícia. Para o presidente da empresa, não importa se gostamos de galinhas tanto quanto gostamos de nossos cães, o que importa é que são seres vivos, “[A granja] é um galpão industrial escuro, com fileiras e mais fileiras de gaiolas empilhadas uma em cima das outras, alinhadas às paredes. Cheira a amônia. E cada gaiola tem de sete a dez aves espremidas umas contra as outras. E você pode ver todo o milho e a soja que são usados para alimentá-las. Elas têm que beber água em gotas de bebedouros. E elas são esquecidas lá por dois anos. É um abuso extremo, além do imaginável”.
O Beyond Egg’s também pode ser visto como uma importante fonte de alimentação para países em desenvolvimento, segundo o presidente da empresa “A população mundial vai explodir para cerca de 9,5 bilhões de pessoas até 2050. As pessoas terão mais renda e buscarão fontes de proteína mais baratas. Se nós podemos fornecer uma fonte que é melhor para o meio ambiente e melhor para a saúde humana, isso é muito animador”. Com a conclusão do desenvolvimento do produto líquido, o horizonte de melhorias e barateamento da alimentação cotidiana em boa parte do mundo também será conquistado.
Pensar em comida é pensar não só no alimento no prato, mas também em todo o caminho que ele percorre até chegar ao prato, por isso se torna tão importa a invenção de alimentos substitutos daqueles que nós, historicamente, utilizamos sem nunca termos parado para pensar sobre a exploração que é promovida aos animais.
do ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais - 

02 de outubro de 2013 às 6:00

0 comentários:

Postar um comentário