Praias badaladas de SP perdem rótulo de 'muito limpas'

24/11/2013 



As belas e cobiçadas praias de Juqueí, Camburizinho e Baleia, em São Sebastião, perderão a chancela de "praias muito limpas" quando sair a classificação anual de 2013 da Cetesb, a agência ambiental paulista.
Em vez do rótulo "ótimo" que elas obtiveram em 2012, as três vão ganhar bandeiras amarelas, o que significa uma classificação "regular".
Na última década, é o segundo ano que isso ocorre com a Baleia. Nas outras duas praias, Camburizinho e Juqueí, é a terceira vez que o rótulo "regular" é registrado.
Os mais otimistas podem argumentar que a classificação da Cetesb é muito dura, porque basta uma única semana ruim em todo ano para a bandeira da praia em questão deixar de ser verde.
Editoria de Arte/Folhapress
Esse é o caso na Baleia. Já em Juqueí foram três semanas impróprias; em Camburizinho, duas. Ou seja, em grande parte do ano, as três praias ficaram próprias.
Mas os especialistas corroboram a importância da classificação e dizem que os dados deste ano indicam que é preciso ter cuidado.
"É uma situação que preocupa. Essas praias não poderiam ter bandeira vermelha", afirma Eduardo Hipólito, secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, preocupado com a imagem do município.
Segundo Cláudia Lamparelli, gerente da Cetesb, as bandeiras vermelhas em praias limpas neste ano são culpa de fortes chuvas registradas no litoral paulista, mesmo em meses mais secos.
Mas ela admite: "Claro que se não houvesse poluição [esgoto sem tratamento] na região, a chuva não teria como carregar nada para o mar" --o que afeta diretamente a qualidade da água das praias.
Juca Varella/Folhapress
Praia de Juqueí, que ficou três semanas imprópria em 2013
Banhistas na badalada praia de Juqueí, em São Sebastião (SP), que foi classificada três semanas como "imprópria" em 2013
PIOROU
Avaliações preliminares do órgão ambiental mostram que a situação de todo o litoral norte em 2013 está um pouco pior do que no ano passado, quando houve uma melhora na qualidade da água.
Em Ilhabela, neste ano, apenas em uma semana do ano todas as 15 praias monitoradas ficaram com bandeira verde. No ano passado haviam sido cinco semanas.
Considerando todas as praias entre Bertioga e Ubatuba, é neste último município que o turista tem mais chances de poder dar um mergulho sem ter muita preocupação com o risco de doenças intestinais ou de pele.
Das 23 praias monitoradas, dez ficaram próprias ao banho de mar todo o ano.
Guarujá e Bertioga não vão ter praias rotuladas como limpas em todo o ano de 2013.

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO
ARETHA YARAK
ENVIADA ESPECIAL A SÃO SEBASTIÃO

0 comentários:

Postar um comentário