Vegano, homem mais forte da Alemanha levanta 550 kg: conheça Patrik Baboumian


Quem nunca pegou uma lata de palmito, envolveu a tampa com o pano de prato e fez o maior esforço possível para abrir sem pedir ajuda, mas mesmo assim não teve sucesso? A cena ficaria um pouco patética se feita ao lado de Patrik Baboumian, considerado o homem mais forte da Alemanha desde 2011, que quebrou o próprio recorde em setembro deste ano após carregar 550 kg (sim, o equivalente a 110 sacos de arroz) por 10 metros.
Vegetariano desde 2005 e vegan há dois anos, ele treina pesado para manter os 125 kg de músculos distribuídos em 1.71 m. Com um consumo diário de 4 mil kcal, Patrik ainda quebra o mito de que quem não come carne é magrelo e vive de alface: “nunca fui tão forte em toda a minha vida”.
A bagagem de receitas vai virar um livro chamado Feeding the vegan badass – how to become a vegan beast (Alimentando os vegans mais durões – como se tornar uma fera vegan), que deve ser lançado nos próximos meses. “Eu posso fazer praticamente tudo o que fazia com carne com tofu e seitar [conhecido como glúten ou carne vegetal], então eu realmente não estou perdendo nada”, disse.
Confira a entrevista a seguir.
Quando você virou vegano e como foi o processo? Foi em 2005. Eu fui apaixonado por animais minha vida inteira. Um dia, eu pensei: se você vir um pássaro com uma perna quebrada, você realmente tem vontade de fazer algo em relação a isso e ajudá-lo. Então, ao mesmo tempo, você vai a um restaurante e come um frango ou algo assim. Isso não faz nenhum sentido. Então em 2011, depois de ganhar o título do homem mais forte da Alemanha sendo vegetariano, eu percebi que se é a compaixão que me faz adotar essa dieta, talvez não fosse suficiente apenas parar de comer animais, mas boicotar toda a indústria de animais. O que acontece com os animais na produção de ovos e leite não é o que você deseja como um ser compassivo. Então, na verdade, eu senti a necessidade de dar um passo adiante e virar vegan. E virei.
Todo mundo na sua casa decidiu seguir a mesma dieta? Não, eu fui o único. Minha mãe e minha noiva achavam que eu estava prestes a enlouquecer. O engraçado é que agora as duas são vegan.
Você é considerado o homem mais forte da Alemanha. Como sua alimentação influenciou no fisiculturismo? Eu não me considero um fisiculturista, mas um atleta de elite. Apesar de eu já ter participado de competições de fisiculturismo, esse nunca foi meu mundo. A alimentação me ajudou muito quando eu era vegetariano e ficou muito melhor depois que eu adotei a dieta vegan. Sou vegan há quase dois anos e nunca fui tão forte em toda a minha vida.
Quantas calorias você consome diariamente? Agora 4 mil kcal são suficientes para manter meu corpo, mas já teve tempos em que eu consumia até 6 mil kcal diárias para ganhar peso.
E qual seu peso e altura? 1.71 m e 125 kg
Qual a melhor parte de ser vegan? Quando eu consumo alimentos à base de plantas, sinto que estou dando vida ao meu corpo em vez de alimentos mortos (carne) e, na verdade, eles são muito gostosos. Eu me sinto muito mais saudável e o meu desempenho como atleta é muito melhor.
Você sente falta de algum alimento? Não. Eu posso fazer praticamente tudo o que fazia com carne com tofu e seitar [conhecido como glúten ou carne vegetal], então eu realmente não estou perdendo nada.
Como é sua rotina de exercícios? Eu não estou indo à academia porque preciso usar vários equipamentos pesados e fortes para o meu treino. Tenho minhas próprias instalações em casa e treino quatro vezes por semana.
Você toma algum suplemento? Os dois únicos suplementos realmente necessários em uma dieta vegan de longo prazo para atletas são a vitamina B12 e creatina. Eu também uso proteína vegan em pó, mas ela não é exclusiva para o meu estilo de vida. Eu já consumia antes de ser vegetariano porque torna muito mais fácil para obter a quantidade ideal de proteína (300 g) que eu preciso para o meu desempenho físico.
Qual é sua receita vegan preferida? Existem muitas receitas que eu e minha noiva desenvolvemos juntos para ter um estilo de vida saudável e divertido como vegans. Nos próximos meses, vou publicar todas as receitas em um livro chamado Feeding the vegan badass – how to become a vegan beast (Alimentando os vegans mais durões – como se tornar uma fera vegan).
do TERRA

0 comentários:

Postar um comentário