Universidade americana é acusada de torturar gatos em pesquisa


Uma faculdade nos Estados Unidos é acusada pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) associação de proteção dos animais americana, de torturar gatos em pesquisas de surdez. O assunto ganhou destaque nos jornais franceses Le Monde e Le Figaro.
De acordo com a matéria publicada no jornal Le Monde, o ator James Cromwell, que atuou no filme “O Artista”, e um responsável pela associação de proteção aos animais invadiram uma importante reunião na Universidade de Wiscousin-Madison para protestar contra os métodos utilizados em gatos para pesquisas de surdez. O ator interompeu a reunião aos gritos: "Isso não é ciência mas sim tortura, é crime. Vocês deveriam ter vergonha", enquanto mostrava para os membros presentes a foto de um gato sofrendo maus tratos.


De acordo com a PETA, os testes são feitos em três etapas: primeiramente é colocada uma placa de ferro sobre o crânio do gato para que sua cabeça fique imóvel; num segundo momento, uma substâcia química é introduzida no ouvido do animal para que ele fique surdo, o gato então é submetido a diferentes testes sonoros. No fim, os cientistas decapitam o felino para estudar a proveniência do som em seu cérebro.

O ator James Cromwell invadiu uma importante reunião na Universidade de Wiscousin-Madison para protestar contra os métodos utilizados para pesquisas de surdez 

Mais de 30 gatos são utlizados por ano como cobaias pelo laboratório de pesquisas da universidade, uma prática que já é utilizada há mais de dez anos, comentou a associação. O Instituto Nacional da Saúde americana financiou as experiências, orçadas em mais de 2 milhões de dólares (R$ 3,8 milhões).

Em um comunicado oficial, o diretor do laboratório disse que informação foi deturpada. "Os acontecimentos de hoje são mais uma tentativa dos ativistas chamarem a atenção para suas causas. Eles atacaram e modificaram o que é essa pesquisa". Uma petição simbólica já arrecadou 10 mil assinaturas para que as pesquisas sejam interrompidas. 

* Fonte: Agência Reuters

0 comentários:

Postar um comentário