A Polícia Civil promovia nesta quarta-feira uma ação para resgatar gatos que estavam presos em situação de maus-tratos num mercado no bairro de Todos os Santos, zona norte da capital fluminense. A operação, em conjunto com a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, já havia recolhido 15 animais até o fim da manhã. A expectativa da polícia é que pelo menos 40 gatos estejam presos no local.
"Trata-se de uma prática irresponsável e cruel. Os gatos estão vivendo em um ambiente totalmente insalubre, e as pessoas que têm contato com eles estão sujeitas a doenças. O dono desse estabelecimento já foi notificado pela secretaria e intimado a depor. Esperamos que esse tipo de prática não fique impune", disse Freitas. Segundo o secretário de Defesa dos Animais, Rafael Aloisio Freitas, a ação foi motivada por denúncias de moradores da região, que alimentavam os animais. O secretário disse também que a mercearia onde os animais estavam presos havia sido fechada em dezembro do ano passado, após decretar falência.
Trata-se de uma prática irresponsável e cruel. Esperamos que esse tipo de prática não fique impune
Rafael Aloisio Freitassecretário de Defesa dos Animais
De acordo com a polícia, o responsável pelo estabelecimento vai responder judicialmente por maus-tratos de animais e, se condenado, poderá cumprir de três meses a um ano de prisão mais multa. A secretaria informou que os gatos recolhidos na operação de hoje serão examinados por veterinários e, em seguida, encaminhados para feiras de adoção. (Terra)
Agência Brasil