Trote solidário e sustentável incentiva a doação de papel para reciclagem


 material-ecod.jpg
O calouro que fizer o maior número de doações receberá um certificado
Foto: Asamblea Carabanchel
Receber doações de papéis sem condições de reutilização e que tenham sido usados pelos calouros durante o processo de estudo para o vestibular. Esse é o objetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a terceira edição do Trote Solidário e Sustentável, ação que destinará todo o material arrecadado para os catadores - que poderão comercializá-lo e transformá-lo em renda.
O período de doações segue até 28 de fevereiro, dentro da programação da semana do calouro, das 10h às 12h, no campus básico da instituição. Nesta edição, o caminhão da coleta seletiva ficará ao lado do Centro de Eventos Bendito Nunes e cerca de 20 voluntários do curso de engenharia sanitária da UFPA trabalham no recebimento e na pesagem dos papéis.
A organização do trote vai aproveitar a oportunidade para realizar uma pesquisa com os novos alunos da universidade por meio de um formulário com perguntas sobre sustentabilidade. O objetivo é descobrir qual a visão dos calouros diante de ações educativas como essa e saber se eles se interessam em colaborar com os trabalhos da Coordenadoria de Meio Ambiente no decorrer da graduação.
ufpa-ecod.jpg
UFPA pretende implantar ações de sustentabilidade com os estudantes durante 2014
Foto: Divulgação
Há, ainda, a tentativa de servir de exemplo para que escolas, cursinhos, empresas públicas e privadas e até mesmo a prefeitura se conscientizem sobre o incentivo à coleta seletiva
Além disso, o calouro que fizer o maior número de doações receberá um certificado. Outras doações também poderão ser feitas após esse período, diretamente no Depósito da Coleta Seletiva ou nos Locais de Entrega Voluntária (LEV), que estarão espalhados pela cidade universitária.
Em 2013, o trote arrecadou mais de uma tonelada de papel. Para este ano, os organizadores anteciparam a divulgação com a expectativa de superar a marca anterior, tentando conscientizar a comunidade acadêmica e a população em geral sobre os princípios de solidariedade, cidadania e consciência socioambiental.
Há, ainda, a tentativa de servir de exemplo para que escolas, cursinhos, empresas públicas e privadas e até mesmo a prefeitura se conscientizem sobre o incentivo à coleta seletiva. Outro fator que fortalece a realização do trote é a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual ficou estabelecido o fim dos lixões até agosto de 2014.
Destino adequado
Com a coleta seletiva solidária instituída e com esta ação junto aos calouros, a UFPA defende a missão de colaborar com a redução de emissão de resíduos aos lixões e com a inclusão socioeconômica desses trabalhadores. A Coordenadoria explica que a ideia foi pensada para dar um destino adequado a toneladas de papéis que não serviriam mais para os novos universitários e seriam despejados no lixo comum.
De acordo com a técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente, Lúcia Almeida, a temática da ação envolve especialmente os calouros da UFPA, mas todos podem contribuir com doações. “O nosso trabalho é amplo e a estratégia é chamar atenção principalmente dos novos alunos para questões ambientais e de responsabilidade social. É importante que eles tenham a chance de exercer o papel de cidadãos nesses primeiros momentos com a instituição. Além disso, a UFPA presta um grande serviço com as cooperativas e com o meio ambiente”, explicou ao jornal O Liberal.
Mais informações: (91) 3201-7370.
E-mail: coletaseletiva@ufpa.br ou ambiental@ufpa.br

ecoD

0 comentários:

Postar um comentário