Vídeo do site que promete matar um gato ao vivo na internet é falso

Um site chamado "Domus Mortem" mostra um gato, em uma webcam ao vivo, pede para o visitante decidir sobre a vida ou morte do bichano e gera polêmica na web. Será real ou falso?




Um site perturbador, sem dúvida. Não há nada no site além de uma única página com um vídeo mostrando um gatinho preso em uma jaula. Logo abaixo, um painel de votação com duas opções:“Salve o gato” ou “Mate o gato”.




Imagem: E-falso


Um relógio marca o tempo restante para o final da votação. Quando foi visitado o site (dia 26 de junho de 2011), o relógio marcava que faltavam apenas 7 dias para o término do jogo.




Algumas pessoas entraram em contato questionando a veracidade da página. Será que isso e real? Será que algum criminoso está realmente colocando a vida de um animal nas mãos dos internautas?




A história é falsa!


A idéia de usar um site para decidir entre vida e morte não é nova! Na ficção, o filme “Sem Vestígios” (Untraceable, em inglês), de 2008, um protagonista prende suas vítimas e avisa que quanto mais visitas o site alcançar mais rápido suas presas morrerão.
Usar um gato como vítima foi uma escolha que sensibiliza quem gosta de animais.Em 2003, uma  inventaram uma história na qual haviam gatos presos em garrafas de vidro. Na época a história falsa dos gatos bonsai foi um escândalo que envolveu até o FBI.




O gato na jaula


O página da internet "Johnny Pet" mostra que o vídeo é, na verdade, uma série de curtos trechos de vídeos que se repetem – em loop – dando a impressão de que há um gato enjaulado 24 horas por dia.
O filme abaixo mostra um resumo de várias horas e prova que há um loop de imagens repetidas.


 
Algumas horas depois do vídeo acima ter sido publicado no Youtube, o Domus Mortem mudou a filmagem do gato enjaulado, como mostra a imagem abaixo:
 
 
Imagem:  JohnnyPet
 
 
Outros leitores também começaram a investigar o site e encontraram diversas falhas no Domus Mortem. O site  "Poison Express"mostrou que o relógio com a contagem regressiva do site não é linear. Veja na imagem do Domus Mortem abaixo que no mesmo instante os dois navegadores mostram tempos diferentes.


Imagem: Poison Express






O Dono do site


O Zeus In Memoriam fez uma simples pesquisa sobre os domínios “domusmortem.com” e “domusmortem.net” e descobriu que eles pertencem à agência “Icons4u & Desing Ltda“. e o responsável técnico pelos domínios se chama Leonardo Sobral. De vez em quando, em seu perfil no twitter, Leonardo comenta sobre o site.


A Icons4u é uma agência especializada em marketing direto e cria campanhas para vários veículos, sobretudo, para a web.


Como o site da Icons4u está em fase de construção, acredito que o final da campanha da Domus Mortem coincida com a inauguração do próprio site deles. Um comercial de si mesmos? Pode ser…


Para votar entre salvar ou matar o gato, o internauta precisa se cadastrar no sistema. O cadastro deverá ser usado no futuro para o envio de promoções, ofertas, enfim… spam!


Fonte: E-farsas


Notas da Redação: 
Apesar da pouca veracidade do caso, deve-se denunciar o site pois faz apologia ao crime contra animais. Você pode contactar a Polícia Federal e o pedir para o Localweb tirar o site do ar mandando e-mail para  abuse@locaweb .
O "Domus Mortem" fez um último vídeo no qual supostamente mata o gato. Pelo que pode-se ver nas imagens também não foi real. Agora a próxima "vítima" da brincadeira de mau gosto é uma mulher.

0 comentários:

Postar um comentário