Lixão é transformado em "depósito de cães" em cidade do interior de São Paulo


O lixão de Divinolândia (264 km de São Paulo) virou um depósito de cães abandonados. Existem pelo menos 90 animais, entre adultos e filhotes, vivendo no local, segundo a auxiliar de dentista Meline Nogueira, 27.
Segundo ela, o abandono de cachorros no lixão ocorre praticamente todos os dias. Há casos de morte de animais por fome e doenças. Outro problema que os bichos enfrentam é a sarna.
Donos têm deixado não somente cães adultos no lixão, mas também filhotes com poucos dias de vida. 



“Outro dia, um maquinista que estava juntando lixo viu uma caixa, desconfiou e resolveu ver o que tinha dentro. Estava cheia de filhotes”, afirmou o agente da Vigilância Sanitária Cleber Rogério Ferreira, 32.
De acordo com Meline, a situação só não é pior porque alguns voluntários deixam água e ração lá três dias por semana. Pessoas que trabalham no lixão se incumbem de alimentar os animais, em colaboração com os voluntários.
“Se não houver um programa regional de castração de animais, esse quadro só tende a se agravar. Muitas das fêmeas que encontramos estão prenhes”, afirmou a auxiliar de dentista.
A Vigilância Sanitária de Divinolândia informou que vai tentar organizar uma ação em conjunto com defensores de animais para resolver o problema. Um veterinário deverá ser contratado, por concurso, para atuar no caso.




O abandono de cachorros comoveu moradores da cidade, entre eles a dona de casa Vera Lúcia Nogueira. “Ninguém sabia desse fato porque o lixão fica na zona rural. Deu dó ver os cachorros naquela situação, principalmente os filhotes”, diz.
A Prefeitura de Divinolândia culpa moradores de cidades vizinhas pela situação.
“Pessoas de fora estão abandonando os animais no lixão”, declarou Marina Mascarin 27, diretora de relações públicas. Ela diz que está sendo estudada a possibilidade de construção de um canil, no futuro, para acomodar os cachorros abandonados.






Fonte: Uol





0 comentários:

Postar um comentário