No Ano Internacional das Florestas, veja como os bichos vivem nelas

No mundo animal é assim: cada macaco no seu galho. E não são só os primatas: cada bicho tem seu lugar, principalmente os que vivem nas florestas.






Bichos na floresta
Elas ocupam 31% do planeta e se dividem em três tipos, com temperatura, vegetação e alimentos diferentes. Tudo isso define o tipo de bicho que mora ali.


Em uma floresta muito quente, por exemplo, bicho peludo não entra. Já nas mais frias, os animais com poucos pelos morreriam de frio! Nestas páginas, conheça os estilos de floresta que cobrem a Terra e os animais que vivem nelas.





FLORESTA BOREAL
Ali os invernos são demorados e a temperatura pode chegar a 50 graus Celsius negativos. Está em países como Rússia e Canadá e abriga bichos como o falcão.


Urso-pardo
É um dorminhoco. No inverno, ele hiberna. É quando passa quase três meses inteiros dormindo dentro de cavernas ou em buracos.


Rena
Em vez de cachorros, moradores da Sibéria têm renas como animais de estimação. Elas trabalham duro, puxando trenós no meio da neve.


FLORESTA TEMPORADA
Nela, as águas dos lagos e rios congelam durante o inverno. No verão, pode fazer muito calor. Fica na China e no centro da Europa e tem raposas e corujas.


Panda-vermelho
Ele vive largado sobre as árvores. Mas não tem nada a ver com o bicho-preguiça. Ele é parente distante das lontras.


Salamandra-gigante-da-China
Maior anfíbio do mundo, pode chegar a 1,80 m de comprimento e pesar 25 kg! Adora ficar acordada a noite toda.


FLORESTA TROPICAL
Fica em regiões quentes, que podem ser secas (quando é chamada de decídua) ou chuvosas (perenifólia). Está na África e na América. Lá, tem tucano, papagaio e pavão.


Onça-pintada
É o maior felino das Américas, a rainha da floresta tropical. É uma grande caçadora. Sua mordida quebra até carcaça de jacaré.


Mico-leão-dourado
Encontrado só na mata atlântica brasileira, sempre anda com a família e, se precisar, entrará em briga para defender o território.


Gorila
É organizado e arruma a cama. Ele faz uma trama de folhas para se deitar e põe os filhotes para descansar no alto das árvores, longe dos predadores.


Tigre-de-bengala
É comum nas florestas de bambu da Índia. Com suas listras, consegue se esconder na mata antes de atacar as presas.


Fonte: Folha

0 comentários:

Postar um comentário