Sorocaba: Lei proibe cirurgia das cordas vocais em animais


Honno Marques, presidente do Instituto Cahon, acompanhou  a votação na Câmara Municipal de Sorocaba onde foi aprovado em 18/10/11, o Projeto  de Lei  n° 372/11 de autoria do ver. Claudemir Justi  que proibe  cirurgia das cordas vocais em cães e gatos, considerando que as intervenções cirúrgicas ditas mutilantes, em pequenos animais, têm sido realizadas de forma indiscriminada em todo o País e que muitos procedimentos são danosos e desnecessários, o que fere o bem estar dos animais.
    




A Lei Federal 9.605 no artigo 32  já penaliza  quem comete este tipo de atrocidade contra os animais, porém a lei municipal  vem de encontro com a lei já existente visando maior agilidade na punição. 
   
    O Instituto Cahon alerta que este tipo de crime é mais comum do que se possa imaginar, normalmente acontece quando vizinhos ou o próprio guardião quer se livrar dos latidos de cães.
    A remoção de cordas vocais, seja com a intenção de melhor adequá-los as conveniências dos proprietários ou qualquer outra intenção ou finalidade, é ato de crueldade especialmente por representar mutilação definitiva, provocada por ato cirúrgico e que priva o animal de suas defesas naturais.
    São considerados procedimentos mutiladores e não recomendáveis, portanto proibidos na prática médico veterinário as duas técnicas de desvocalização: a Cordectomia e a Cordoblastia. A Cordectomia consiste na extração das cordas vocais de cães e gatos, já a Cordoblastia, também conhecida como Cordablação, não existe corte, mas sim a destruição total do órgão (as cordas vocais são queimadas), com a posterior cauterização.
    Denuncie, caso tenha conhecimento de algumas dessas práticas.
 

0 comentários:

Postar um comentário