Vitória:Justiça suspende uso de cães em experiências na UEM


A Justiça do Paraná suspendeu preventivamente a utilização de cães da raça beagle ou qualquer outro animal para experimentos e outros procedimentos clínicos pelo curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A decisão foi tomada a partir de uma ação proposta pelo Ministério Público do Paraná, que apontava maus-tratos em cães usados em experiências por alunos e professores.







Segundo a ação, os cachorros eram mantidos em condições precárias de higiene no Biotério Central da UEM e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada.


Um laudo do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) confirmava as irregularidades e o MP ainda acusava que os cães eram sacrificados com overdose de anestésico e as carcaças eram incineradas.


Segundo a UEM, os cães beagle são utilizados por terem tecidos semelhantes aos dos seres humanos e, após os experimentos, eram sacrificados com uma overdose de anestésico.


A universidade negou os maus-tratos e afirma que os protocolos de pesquisa são feitos para anular o sofrimento dos cães e que todos os procedimentos passam pelo crivo do comitê de ética em pesquisa da instituição.


Fonte: Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário