Chimpanzés chegam ao Brasil para morar com 23 animais em santuário




Judy (à esq.) e Gena, em jaula no santuário do Paraná. Elas não eram bem cuidadas pelo zoológico de Israel


Na última quinta-feira (16), o Brasil ganhou novas habitantes estrangeiras, Judy e Gena. Essas duas chimpanzés vieram de Israel, país do Oriente Médio, para morar em um santuário em São José dos Pinhais (Paraná).


Santuário é como são chamados os espaços criados com a intenção de preservar espécies de animais. O santuário de São José dos Pinhais é a casa de 23 chimpanzés e um orangotango. Com Judy e Gena, o local passa a ter 25 moradores.


Antes de serem apresentadas aos outros bichos, as duas chimpanzés vão ficar em quarentena. Isso quer dizer que, durante um certo período, elas vão ficar isoladas, enquanto passam por avaliações médicas.


Os veterinários e biólogos precisam ainda observar como elas se comportam e se adaptam ao novo ambiente. Se tudo correr bem, elas poderão se juntar aos outros animais em breve.


Em Israel, as chimpanzés viviam em um zoológico, dentro de jaulas fechadas e muito apertadas. Uma organização que cuida de animais tomou conhecimento da situação e se mobilizou para tirar Judy e Gena dali. "Como não existem muitos santuários no mundo, foi feita uma negociação com o Projeto GAP, que é uma organização internacional e cuida desse santuário de grandes primatas no Brasil", explica Jaqueline Ramos, gerente de comunicação do Projeto GAP (Grupo de Apoio aos Primatas).


SAIBA MAIS SOBRE OS CHIMPANZÉS


Os macacos são classificados como primatas. Já os chimpanzés (Pan troglodytes) são grandes primatas.


Os homens também são, assim como os bonobos, os gorilas e os orangotangos. Jaqueline Ramos diz que esses animais são os "primos" mais próximos dos homens. "Em geral nossos comportamentos e nível de inteligência são muito próximos".


Os chimpanzés comem de tudo. O nome científico para isso é onívoro. Se eles só se alimentassem de vegetais, seriam chamados de herbívoros.


Uma característica marcante desses grandes peludos é que eles são muito sociáveis. Sempre andam em grupos muito unidos e liderados por um macho.


São também muito carinhosos entre eles. Jaqueline conta que, entre chimpanzés, catar suijeirinhas nos pelos uns dos outros é um hábito. E isso é uma forma de carinho típica deles.


fonte: http://www.folha.uol.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário