Eutanásia: Neafa repudia ação da Prefeitura de Penedo




Diante da atitude da Prefeitura de Penedo que, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) capturou no dia 2 de fevereiro diversos cães que estavam na cidade, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), através de sua presidente, Cristiane Leite resolveu se posicionar, e com o apoio da Adriana Alves, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) enviou um ofício ao promotor de Justiça Luiz Cláudio Pires a fim de impedir a eutanásia dos animais que ocorreria na terça-feira (07).



Além de encaminhar o ofício ao promotor, Adriana Alves e Cristiane Leite entraram em contato com o Ministério Público em Arapiraca para evitar a morte dos animais. Em paralelo, diversos moradores de Penedo que também são protetores de animais, resolveram ajudar nesta luta pela sobrevivência dos cães. Uma destas pessoas que está à frente da causa é a Darlia Lira. A protetora solicitou o apoio do Neafa em prol dos animais que foram capturados e informou que acha um absurdo resolver a questão dos animais, levando-os ao CCZ e realizando a eutanásia. “Fiquei muito angustiada e vi que era necessário fazer alguma coisa pela vida destes cães, então com a ajuda de alguns amigos resgatei os animais, abriguei-os em um local limpo e arejado, dei comida e estou cuidando da saúde deles”, disse Lira.


De acordo com a Cristiane Leite, não é aceitável nos dias de hoje uma atitude como esta da Prefeitura de Penedo, de apenas sacrificar os animais de rua. “A Prefeitura de Penedo deve assumir seu papel sanitário sim, mas tem que ser aliado a sua obrigação de buscar também o bem-estar animal. É imprescindível que haja uma política de controle populacional desses animais, entretanto não é matando que a questão será resolvida. O ideal é que sejam feitas campanhas para a castração dos animais. Infelizmente o problema está na falta de esclarecimento dos moradores acerca da esterilização do animal a fim de controlar o nascimento dos animais”, ressaltou.


A presidente do Neafa coloca ainda que a problemática de animais nas ruas é ainda maior, pois há uma questão cultural que precisa ser mudada. As pessoas criam seus animais domésticos soltos, ou seja, os animais têm dono, mas costumam perambular pelas ruas - principalmente para fazer suas necessidades -, como também há ainda o reconhecimento da figura do cão comunitário, absolutamente aceito hoje em vários estados brasileiros, que é aquele animal alimentado por algumas pessoas e, consequentemente passam a fazer parte daquela comunidade. “Desta forma, eutanasiar não é o caminho certo, muito menos quando os animais estão aparentemente saudáveis”, pontuou Cristiane Leite.


Por sua atuação em defesa dos animais e controle populacional, o Neafa juntamente com a Comissão de Bem-Estar Animal, pretendem ir a Penedo nesta semana para uma reunião com o Ministério Público da cidade.


Em breve será realizada uma campanha que incluirá a castração dos cães e gatos de Penedo. Além disso, a população será orientada para a adoção responsável. Cristiane Leite informou que houve uma recomendação do Ministério Público de Arapiraca para a suspensão das eutanásias por pelos menos trinta dias. “Gostaríamos de agradecer também o apoio da Associação Humanitária de Proteção dos Animais de Rua (AHPAR) de Arapiraca que na semana passada acompanhou os animais no CCZ e nos ajudou na identificação deles, garantindo que nenhum fosse sacrificado”.


http://www.saomiguelpoint.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário