Apesar de acordo judicial, ainda há animais em área verde



Notícia publicada na edição de 02/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A 


Cães e gatos permanecem vagando pelas ruas do
bairro Júlio de Mesquita Filho em Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba firmou acordo com o Ministério Público (MP), quanto ao caso dos animais que foram abandonados pelas famílias transferidas do bairro Júlio de Mesquita Filho para o Conjunto Habitacional Altos do Ipanema, na zona norte, e, com isso, o setor de Zoonoses recolheu alguns deles nas últimas semanas. O inquérito foi arquivado. Apesar disso, a situação não mudou muito da área verde do bairro, no final da avenida Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, pois ainda há cães e gatos no local esperando para serem resgatados de alguma maneira. O acordo aconteceu após o MP, por meio do promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum, ter aberto inquérito civil para analisar a responsabilidade da Prefeitura.


A transferência das famílias começou há duas semanas. A alegação era de que os novos apartamentos não comportavam cachorros de médio e grande porte. Com isso, o promotor abriu o inquérito há uma semana. A Prefeitura teve prazo de dez dias para responder sobre o motivo pelo qual as famílias abandonaram seus animais de estimação na antiga moradia. Segundo Marum, a Administração Municipal alegou ao MP que não haveria "imposição do abandono dos animais" e que 54 deles foram transportados até o residencial. Consta ainda na resposta que os bichos que não foram levados por seus donos e acabaram recolhidos pela Zoonoses. Os argumentos foram considerados "satisfatórios" pela promotoria.

Duas situações

Ontem de manhã, pelo menos dois cachorros e três gatos continuavam abandonados no bairro Júlio de Mesquita Filho. A dona de casa Eliane Lopes dos Santos, 38 anos, que representa uma das famílias que ainda não foram transferidas, reconhece que a Zoonoses levou alguns animais. A também dona de casa Claudineia Domingues, 29, resolveu adotar uma cachorra que foi deixada para trás. "Fiquei com dó e então decidi trazer para casa."

Mas há famílias que negaram abandonar seus animais de estimação e os levaram ao residencial Altos do Ipanema, construído perto do Horto Florestal. No local é possível ver cachorros andando pelas ruas. A agente de reciclagem Neide Aparecida Ribeiro, 34, que saiu do "Júlio de Mesquita Filho" há quase um mês, mudou-se para o novo apartamento com seus dois gatos e um cachorro. "Desde quando eles eram pequenininhos eles estavam comigo, então não abandonei", diz. A Seção de Zoonoses informou que funcionários visitaram o residencial a fim de executar ações para "preservar a saúde e o bem-estar da população humana", mas nada disse se os animais serão recolhidos. (André Moraes)

0 comentários:

Postar um comentário