Castra Móvel - Serviço começa até o final deste ano


Depois de muitos encontros, audiência pública, reivindicações e tudo mais, conseguimos um dos itens de nossa carta de intenções,  entregue às autoridades em 2010, que mencionava exatamente a necessidade de se ter castrações por saturação em bairros da cidade. Em 2011 o vereador Marinho Marte entrou com o projeto do Castra Móvel que que  foi aprovado pelo prefeito. A Carta de Intenções foi formulada e assinada pelas Ongs ACESA, Coesão Poética, AACSP, Instituto CAHON e pela Comissão de Justiça e Direito dos Animais. Na ocasião, todas as ongs de proteção animal e protetores da cidade foram convidados a participar da audiência pública, infelizmente grande parte não pode comparecer. 
Queremos agora, dividir esta conquista que é de todos nós:  todos os protetores independentes e  todas as  ongs de proteção animal, que tantos desafios enfrentam no dia a dia, em especial os que recolhem, tratam, cuidam e promovem a doação de animais de rua. 
Lembrando que o Instituto Cahon não recolhe animais e nem possui abrigo, porém luta pelos direitos de todos os animais, o Castra Móvel já pode ser mais um item contabilizado de nossa contribuição em favor de todos eles, outras conquistas virão, sempre estaremos ativos à causa! Parabéns a todos. Instituto Cahon

Segue matéria do jornal Cruzeiro do Sul, de 9/11/2012:

Notícia publicada na edição de 09/11/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 008 do caderno A
ana.goncalves@jcruzeiro.com.br

Castra Móvel foi um dos itens requeridos através
da carta de intenções formulada em 2010
Apresentado oficialmente no mês passado aos representantes de diversas Organizações Não-Governamentais (ONGs) de Proteção Animal, o Ônibus do Animal (ou Castra Móvel) deverá entrar em funcionamento até o fim deste ano. A nova unidade móvel da Prefeitura de Sorocaba realizará castrações gratuitas de cães e gatos em qualquer ponto da cidade.

Seção de Controle de Zoonoses deverá realizar 
um censo animal em diversos bairros da cidade - 
Por: Emídio Marques/Arquivo JCS
Para que deixe a garagem do Paço Municipal, entretanto, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) está providenciando toda a documentação necessária do veículo, uma vez que foi adquirido sem placas. A equipe de veterinários que atenderá no local também está sendo definida.

Em seguida, a Seção de Controle de Zoonoses realizará um censo animal em diversos bairros da cidade, entrevistando os moradores e consultando os interessados em castrar seus bichinhos de estimação. O micro-ônibus é equipado com duas mesas cirúrgicas, ar condicionado, frigobar e pia.

O projeto, de acordo com a representante do Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (Gamah), Jussara Fernandes, é uma conquista das ONGs de Proteção Animal da cidade e da região. "Quando soubemos da eutanásia de animais na Zoonoses, fizemos uma manifestação em frente à Prefeitura e, desde então, mantemos contato com o prefeito Vitor Lippi", conta.

O Castra Móvel, explica Jussara, deverá estar circulando em cerca de 15 dias. Só funcionará, entretanto, se houver uma atuação por saturação. "É preciso castrar pelo menos 80% das fêmeas no bairro. Estudos comprovam que só assim dará certo", acredita. Jussara ainda comemora a possível criação da Coordenaria do Bem Estar Animal que, a princípio, reformará o canil de animais abandonados da Zoonoses.

Para Juliana Carolina Vieira, uma protetora independente que ajuda mais de 80 animais, a castração é de vital importância para diminuir o número de cães e gatos abandonados nas ruas. O serviço público gratuito, de acordo com ela, é muito restrito e, muitas vezes, é preciso contar com veterinários particulares. "A Zoonoses só aceita animais do canil ou das feirinhas de doação", ressalta.

O projeto de castração gratuita já é oferecido pela Prefeitura de Sorocaba há quase quatro anos, na Unidade de Controle Animal (UCA) da Zoonoses. Desde que foi criado, em 2008, já foram realizadas mais de sete mil cirurgias em cães e gatos.

A castração de machos ou fêmeas, com idade a partir de seis meses, é bastante vantajosa. A fêmea castrada vive mais, deixa de ter o cio e atrair os machos, tem chances menores de sofrer com tumores de mama e útero, além de ficar mais tranquila. Para os machos, segundo a SES, também está comprovado o aumento do período de vida. Eles ficam mais tranquilos, reduzem os latidos e uivos, além da necessidade de urinar por toda parte para demarcar território. As fugas, brigas e o risco de transmissão de doenças também diminuem. (Supervisão: Adalberto Vieira)

0 comentários:

Postar um comentário