32 Árvores serão retiradas da Praça Frei Baraúna em Sorocaba

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Sorocaba realizará a manutenção das árvores da Praça Frei Baraúna, no Centro da cidade. Além do serviço de poda em alguns exemplares, também será necessária a supressão de 32 árvores que estão comprometidas, todas de espécies exóticas. Embora elas não sejam nativas, haverá o plantio de novas mudas como compensação. A ação será realizada pelas secretarias do Meio Ambiente (Sema) e Parcerias (Separ).



De acordo com a Sema, uma equipe técnica realizou uma vistoria no local e constatou a necessidade do corte dessas árvores já que as mesmas estão comprometidas por apresentarem os troncos ocos, secos, além de algumas com inclinação atípica e/ou com podridão, evitando assim possíveis acidentes que podem ser provocados pela queda.

"Toda a árvore nasce, cresce e morre. E esse é o caso dessas árvores, que estão no final do ciclo de vida, e que colocam inclusive em risco a vida do cidadão e do patrimônio público", explica José Murilo Nano, diretor de Licenciamento e Controle Ambiental da Sema. Através do processo nº 17.015/2013, a Secretaria do Meio Ambiente emitiu a autorização de poda (n° 54/13) e a autorização de corte (n° 341/13) das árvores.

Serão suprimidos 30 pinheiros e duas tipuanas. A Sema inclusive ressalta que as árvores cortadas serão compensadas com o plantio de 114 mudas de espécies nativas na própria praça e em outras áreas verdes da cidade.

Já o serviço de poda será realizado em árvores que possuem ramos secos em suas copas e daquelas que entram em contato com a fiação aérea ou interferem na iluminação pública.
Educação Ambiental

Nesta segunda-feira (1º), uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente está realizando uma ação de Educação Ambiental no entorno da praça para orientar e explicar aos moradores e comerciantes sobre o porquê da necessidade do corte das árvores da Frei Baraúna. Além disso, duas faixas foram colocadas para informar sobre a poda e o corte dos exemplares. Já na quarta-feira, no dia da ação, técnicos da Sema também acompanharão todo o processo de poda e corte das árvores.

Fonte: Jornalznorte

0 comentários:

Postar um comentário