Campinas - Animais mortos são encontrados em sede de ONG


UPA, fundada pelo deputado estadual Feliciano Filho (PEN), é acusada de maus-tratos



Foto: Dorinaldo Oliveira/ Correio Popular
Polícia encontrou cinco filhotes mortos dentro de freezer acondicionados junto com carne moída
Polícia encontrou cinco filhotes mortos dentro de freezer acondicionados junto com carne moída






















O Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente da Polícia Civil de Campinas (Sepama), após receber denúncia anônima, encontrou cerca de 40 cães em condições de maus-tratos em um sítio usado como canil da Organização Não-Governamental (ONG) União Protetora dos Animais (UPA), no Jardim Califórnia, na manhã desta quarta-feira (14). Os policiais entraram no local depois de obterem uma ordem judicial e lá encontraram cinco filhotes mortos dentro de freezer acondicionados junto com carne moída. A investigação começou há dois meses. 

A ONG, fundada pelo atual deputado estadual Feliciano Filho (PEN), utiliza o sítio, localizado no km 91 da rodovia Anhanguera, há cinco anos. O local é usado como abrigo para animais recolhidos na cidade. Segundo informações da delegada titular da Delegacia de Proteção aos Animais, Rosana Mortari, o sítio é inadequado para servir de abrigo pois não apresenta estrutura contra frio e umidade.

Deputado Estadual Feliciano acompanhou os policiais e disse se tratar de um "ato político" a denúncia e que o local é provisório“Se chover muito forte, com certeza vai molhar os animais. O isolamento de chão está bem precário mesmo. Nas denúncias, foi dito que filhotes morriam de frio”. Ainda segundo Mortari, a ração está armazenada em local inapropriada. “O tambor da ração é muito grande, pode ter comida velha no fundo”.

A delegada afirmou também que a poucos metros do sítio existe uma nascente de água, onde são lançados os dejetos dos animais. “Já foi constatado um crime ambiental. A urina e as fezes contaminam, a água. Eles construíram uma calha que desemboca na nascente”.

Os animais encontrados mortos seriam vítimas de parvovirose canina. A doença é altamente contagiosa. De acordo com a delegada, os animais deveriam ter sido isolados.

O local não foi lacrado por não ser da competência da polícia civil, mas a Vigilância Sanitária foi acionada.

Feliciano acompanhou os policiais e disse que a investigação é uma “ação política". “Essa denúncia tem 100% cunho político, e eu vou provar”. Ainda segundo o deputado, o local é provisório, apesar de os animais estrem lá há cinco anos. O parlamentar disse ainda que os animais são bem tratados e que veterinários vão todos os dias ao local.



Sítio é inadequado para servir de abrigo pois não apresenta estrutura contra frio e umidade


 























Sítio é inadequado para servir de abrigo pois não apresenta estrutura contra frio e umidade
























Polícia Militar Ambiental encontrou cerca de 50 animais em situação de maus tratos





















14/08/2013 - 11h19 | Cecília Polycarpo Cebalho
cecilia.cebalho@rac.com.br




14/08/2013 - 11h19 | Correio Popular


0 comentários:

Postar um comentário