Prefeitura do Rio vai revogar decreto que restringia atendimento a animais , após manifestações

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, decidiu nesta terça-feira revogar o decreto 37.490, que criou muita polêmica entre defensores de animais no Rio e motivou uma greve geral no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão.
O decreto, que entrou em vigor na quinta-feira passada, restringia o atendimento clínico e cirúrgico da unidade a casos de zoonoses (doenças comuns a homens e animais, como raiva, leishmaniose, leptospirose e sarna) e castrações. Assim, casos como infecções, tumores, fraturas e qualquer outra patologia não associada às zoonoses ficariam sem tratamento, exames ou cirurgias, que eram oferecidos no instituto a preços populares.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que a revogação do decreto será publicada no Diário Oficial de hoje. A decisão foi tomada após reunião entre Hans Dohmann, o subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, Arnaldo Levy Lassance, e o diretor do Centro de Controle de Zoonozes Paulo Dacorso Filho, Fernando Ferreira. Os 80 funcionários do Instituto Jorge Vaitsman já voltaram ao trabalho. Ontem também, um grupo de defensores de animais fez um protesto na Cinelândia.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário