Jacarta proíbe uso de macacos para entretenimento nas ruas da capital


As ruas congestionadas da capital da Indonésia, Jacarta, são há muito tempo palco de um espetáculo surreal e cruel: para o divertimento dos transeuntes e motoristas, macacos são acorrentados, colocados em pequenas bicicletas e travestidos com roupas de bebê e máscaras de boneca.
Mas isso pode acabar em breve.

Abuso animal

 Ver em tamanho maior »
Tatan Syuflana/Associated Press
AnteriorPróxima
Macaco usado para entretenimento nas ruas de Jacarta usa chapéu e roupa infantil
O prefeito de Jacarta, Joko Widodo Tal, proibiu todo o entretenimento com o uso dos animais, reforçando a imagem de seu mandato antes das eleições presidenciais do próximo ano.
Widodo disse que o uso de macacos para entretenimento nas ruas constitui maus-tratos e uma distração indesejada para os motoristas. A proibição, que entra em vigor no final do ano, faz parte das ousadas iniciativas de seu governo.
O confisco dos animais teve início na semana passada.
Há muito tempo, grupos de defesa do bem-estar animal denunciavam maus-tratos nesse tipo de espetáculo. Segundo eles, os animais são torturados para que permaneçam obedientes e seus dentes são arrancados para que não possam morder as pessoas.
Widodo disse que irá compensar os proprietários dos animais e que os macacos receberão tratamento adequado antes de serem enviados a um zoológico.
APOIO
Widodo recebendo apoio generalizado dos 10 milhões de habitantes de Jacarta, muitos dos quais estão desesperados para ver melhorias tangíveis em suas vidas diárias.
"As expectativas do eleitor são relativamente baixas na Indonésia", disse Douglas Ramage, analista político da consultoria Bower Grupo Ásia. " Assim, qualquer governo que seja visto como propulsor de mudanças ganha enorme crédito."
A popularidade de Widodo subiu desde que ele assumiu o cargo, em outubro de 2012. Pesquisas o colocam como o favorito na eleição presidencial do próximo ano, caso ele decida concorrer.
Por enquanto, o prefeito ignora perguntas sobre suas ambições políticas, dizendo que está focado nos problemas de Jacarta : infraestrutura deficiente, corrupção desenfreada e pobreza.
Entre as iniciativas do prefeito, estão a construção de um sistema de metrô, a transferência de centenas de vendedores ambulantes ilegais para aliviar congestionamentos e a drenagem de reservatórios para evitar enchentes.
28/10/2013 

DA REUTERS


0 comentários:

Postar um comentário