Programa “A Liga” denuncia pecuária como principal responsável pelo trabalho escravo no Brasil


Na noite desta terça-feira, 16 de agosto de 2011, foi ao ar, pela Rede Bandeirantes de Televisão, o programa “A Liga” sobre trabalho escravo no Brasil. Os dados da imagem acima estão na página do programa, veja aqui, e denunciam o que o Ministério do Trabalho já diz há muito tempo: a criação de animais para consumo humano é responsável por mais da metade dos casos de exploração humana no trabalho aqui no Brasil. Ao comprar produtos de origem animal você está contribuindo para esta realidade. É uma cadeia de exploração.



Infelizmente os apresentadores do programa não foram conferir o dia a dia de trabalhadores explorados pela pecuária, mas mostraram um lado muito interessante e pouco conhecido da indústria da moda. Um dos apresentadores, acompanhado de agentes da polícia federal, visitou algumas oficinas de custura que exploram trabalhadores bolivianos que vêm tentar uma vida melhor no Brasil, fugindo do estado de completa miséria em seu país.
Em uma oficina visitada, a demanda da produção era para atender à Zara, gigante do mercado de roupas, presente em mais de 40 países. Os funcionários mostraram um vestido que sai dalí por R$ 7 e é vendido por R$ 139 para o consumidor final. Segundo o Ministério do Trabalho, não foi um caso isolado e já foram encontradas várias oficinas que usam trabalho escravo para produzir para a Zara. A empresa, através de representante, negou as acusações para o apresentador e disse que recebeu apenas uma notificação do Ministério Público e que está se movimentando para solucionar a situação dos trabalhadores.
É importante que o consumidor vegano esteja consciente de que o trabalho escravo também é uma forma de exploração animal, no caso, de animais humanos, que deve ser repudiada.
Fonte: Vista-se

0 comentários:

Postar um comentário