Câmara de Joaçaba/SC derruba veto e proíbe animais em circos


Uma ação pelos animais que começou há quatro anos terminou no último dia 13. E com vitória.
Em 2008, um projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal de Joaçaba/SC e lá aprovado, mas vetado pelo prefeito da época, Armindo Haro Neto. O veto foi lamentavelmente MANTIDO pelos então vereadores.
Um segundo PL foi apresentado este ano (nº 007/2012) e aprovado pela Câmara Municipal de Joaçaba, interior de Santa Catarina. Porém, a nova lei também foi VETADA, agora pelo prefeito Rafael Laske, com a risível desculpa de que era inconstitucional, apesar de outras dezenas de cidades e estados já proibirem o uso de animais em espetáculos circenses. Mas, com sete votos dos nove possíveis, os vereadores DERRUBARAM O VETO, mantendo a lei que protege os animais.
Votaram em favor dos animais: Ademir Zanchetta, Fabiano Piovesan, Chico Lopes, André Dalsenter, Sueli Ferronato, José Junqueira e Elói Hoffelder.
Abstenção: Mário Wolfart
Ausência: Luiz Vastres
O Olhar Animal mobilizou internautas, que enviaram mais de 1.000 mensagens aos vereadores e à imprensa, e contribuíram de maneira decisiva para a vitória dos animais e para a derrota retumbante dos que insistem em submetê-los a abusos e maus-tratos. Obrigado a todos que escreveram aos parlamentares.
Sugerimos que enviem mensagens parabenizando os vereadores que derrubaram o veto:
ademirzanchetta@yahoo.com.br, dedehjba@gmail.com, eloih@celesc.com.br, fabiano@gasoxi.com.br, francisco@cmj.sc.gov.br, junqueira@cmj.sc.gov.br, sueliferronato@hotmail.com 
Parabéns à Bete Vieira e demais ativistas em Joaçaba, que por anos insistiram na proibição e se empenharam para que este avanço ocorresse.
Outras informações sobre a votação estão disponíveis no blog Boteco da Bete.






0 comentários:

Postar um comentário