Polícia Ambiental apreende 75 pássaros silvestres; homem é preso



Animais foram encontrados dentro de gaiolas; 
polícia diz que eles apresentavam sinais de maus-tratos
26/02/2013 - 17h08

A Polícia Ambiental de São Paulo apreendeu 75 pássaros silvestres e um jabuti que estavam à venda, sem autorização, em uma loja de ração na zona sul da capital paulista, na sexta-feira (22). Um homem, dono do estabelecimento, foi preso.

De acordo com o registro da polícia, os animais tinham sinais evidentes de maus tratos. O local foi descoberto por meio de uma denúncia anônima.

Entre as aves apreendidas, seis espécies estão na lista de ameaçados de extinção --um pichochó, dois azulões, um curió, um pintassilgo baiano e um caboclinho-frade. Todos os animais foram levados ao Parque Ecológico do Tietê.

A Polícia Ambiental lavrou dois autos de infração, um por exposição à venda, no valor de R$ 130 mil, e outro por prática de maus tratos, de R$ 39 mil.


O suspeito foi levado à 2ª Dicma (Delegacia de Investigação de Crimes do Meio Ambiente).

OUTRO CASO

Uma equipe de fiscalização da polícia prendeu um homem por utilizar um pássaro para capturar outras aves no bairro Boa Vista, em Tatuí (a 141 km de São Paulo), na última quinta-feira (21).

O suspeito usava um pássaro coleirinha papa-capim para capturar outras espécies. Com ele, foram encontradas presos em gaiolas dois alçapões, dois bigodinhos, um papagaio, dois tuins, um azulão e um tucano toco -- os dois últimos ameaçados de extinção.

O homem confessou que não possuí licença para manter os animais. Ele deve responder por utilizar e manter animais silvestres em cativeiro.

Os pássaros foram apreendidos e levados para um criadouro em Itu (a 101 km de São Paulo).

Um tucano toco, espécie ameaçada de extinção, 
foi apreendido com outras aves

fonte: Folha SP

0 comentários:

Postar um comentário