Acordo prevê o plantio de muda para cada carro vendido na cidade de Sorocaba


Uma lei sancionada em 2008 finalmente deverá ser colocada em prática em Sorocaba no mês de junho deste ano, que obriga os donos de concessionárias de veículos a plantarem uma muda de árvore para cada automóvel, motocicleta, caminhão, e outros tipos de veículos novos vendidos na cidade. Com isso, a cidade deverá contar com 24 mil novas árvores por ano, segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 


A Sema organizou uma reunião nesta semana com esses empresários, para regulamentar a lei 8.568, fazendo com que essa compensação ambiental aconteça, de fato, na cidade. Segundo a secretária da Sema, Jussara de Lima Carvalho, a colocação em prática dessa legislação é de extrema importância para a cidade, já que ajudaria no enfrentamento das alterações climáticas, fazendo com que o principal responsável pela emissão de dióxido de carbono à atmosfera, o setor automotivo, assuma sua responsabilidade nessa questão e colabore com o município para a compensação ambiental. "Eles ofereceram o valor equivalente à muda, para então que a gente fizesse o plantio. Mas nós não queremos isso, pois queremos que eles sejam parceiros na política de arborização da cidade", relata.

Segundo Jussara, 30 proprietários de concessionárias de veículos compareceram à reunião, realizada na sede da Sema na última terça-feira, o equivalente a 90% dos estabelecimentos comerciais desse segmento no município, e se mostraram interessados em colaborar com a Prefeitura, para que a lei 8.568 finalmente seja colocada em prática. "Estamos agora iniciando o inventário de carbono, que é uma discussão de política para enfrentamento das mudanças climáticas, e esse (o previsto na lei 8.568) é um programa que faz parte. Todos os presentes na reunião concordaram com isso e querem participar", relata.

Com isso, a secretária informa que o projeto de fazer com que as concessionárias plantem uma muda de árvore para cada veículo na cidade será lançado em junho, durante a realização da Semana do Meio Ambiente, que ocorre próximo ao dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Jussara relata que os empresários ficarão responsáveis pela disponibilização da muda e pelo plantio da mesma, e a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, deverá definir a área onde elas serão plantadas e depois irá assumir os trabalhos de manutenção das mudas. "Mas nós vamos concentrar esse plantio, fazendo um a cada seis meses, ao invés de fazer as concessionárias ficarem plantando as mudas diariamente. Elas (as concessionárias) deverão apresentar um balanço do número de veículos vendidos no período, para que seja definido o número de mudas", afirma.

A Prefeitura ficará responsável, também, pela fiscalização, mas se alguma empresa não cumprir a legislação, ela poderá ser multada no valor de R$ 1 mil para cada carro, motocicleta ou veículo automotor novo que for vendido sem a compensação do plantio de árvore.

Sobre o fato de a lei só estar sendo realmente aplicada após cinco anos de sua promulgação, Jussara declara que o problema era a falta de regulamentação. "Não tinha uma regulamentação da lei, então essa reunião foi o primeiro passo para fazer isso. Como a Secretaria foi criada somente em 2009, nós ainda estamos correndo atrás de muita coisa", diz.

De acordo com a secretária, a Prefeitura deseja que todos os segmentos da sociedade estejam envolvidos nesse plano de arborização da cidade, para que Sorocaba possa dizer que está fazendo a sua parte no combate aos efeitos do aquecimento global. "Sorocaba é uma cidade muito quente e nós sabemos que o plano de arborização é muito importante para que consigamos, pelo menos, suavizar isso", ressalta.


Setor apoia


Segundo Sérgio Reze, que é proprietário de uma concessionária e presidente do Instituto Defenda Sorocaba, que reúne diversos empresários e pessoas da sociedade civil com o objetivo de promover ações que contribuam para a qualidade de vida da população, a aplicação dessa lei em Sorocaba já é de interesse da rede de concessionárias de veículos do município. "Pois isso serve para a gente fazer uma retribuição de tudo aquilo que nós recebemos da nossa cidade de Sorocaba", destaca.

Reze informa que foi uma das pessoas que procuraram o ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB) e os vereadores, para que uma lei determinando que fosse plantada uma árvore para cada veículo vendido fosse criada na cidade. "Isso faz parte de uma visão ecológica, mostrando que as concessionárias são responsáveis para com o meio ambiente", relata. Ele pretende manter diálogos com a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, assim como os outros empresários do setor, para auxiliar nos trabalhos de aplicação dessa legislação.

Fonte: Cruzeiro do Sul

0 comentários:

Postar um comentário