Uefa ameaça punir time se voltar a sacrificar animais

A Uefa ( Union of European Football Associations) ameaça punir o Shakhter Karagandy, do Cazaquistão, se o time continuar a fazer um ritual de sacrifício de animal antes dos jogos do time. A equipe sacrificou uma ovelha antes do jogo de ida contra o Celtic, pela fase de playoff da Liga dos Campeões. O Peta, associação que defende direitos dos animais, repudiou a ação do clube cazaque.

“Apesar de ser uma prática enraizada, isso não pode acontecer em um estádio ou evento esportivo. Nesse contexto, eu gostaria de alertar que um sacrifício de animais em um campo de futebol ou estádio antes, durante ou depois de uma partida em competição da Uefa é totalmente inapropriado e não será tolerado”, declarou Giorgio Marchetti, diretor de competições da Uefa. “Se a prática voltar a acontecer, levará inevitavelmente a uma investigação completa nos nossos órgãos disciplinares”, disse.
O aviso vem depois do técnico do Shakhter, Viktor Kumyov, disse que um novo sacrifício “possivelmente seria feito” em campo antes do jogo de volta com os escoceses. Falando via tradutor, o técnico afirmou: “Tudo que eu posso dizer é que todo time tem suas tradições e rituais antes do jogo. O Celtic deve ter suas próprias. Nós tentaremos respeitas as nossas tradições de antes de chegarmos ao clube”. Apesar disso, o porta voz do Celtic afirmou que isso não iria acontecer, já que o jogo é na casa dos Hoops, o Celtic Park.
O Peta ficou satisfeito com a atitude da Uefa e parabenizou os dirigentes. “Nós somos muito gratos pela ação rápida e firme da Uefa condenando tais práticas cruéis e arcaicas”, afirmou Mimi Beckhechi, diretora da entidade. “A Uefa mandou uma mensagem clara que não tem absolutamente nada de esportivo em cometer tamanha violência com os animais”.
O Shakhter tem a vantagem de dois gols para o jogo de volta com o Celtic nesta quarta-feira. Se perder por um gol de diferença, a equipe do Cazaquistão irá participar da fase de grupos do principal torneio de clubes da Europa. Os campeões escoceses precisam de uma vitória por três gols para voltar à fase de grupos e tentar repetir o sucesso da temporada passada, quando chegou às oitavas de final.
Fonte: Uol

0 comentários:

Postar um comentário