Fotos mostram animais de várias espécies expressando felicidade

Animais não-humanos são capazes de sentir e expressar alegria? Qualquer pessoa que já tenha tido o mínimo contato com eles pode responder que sim.Mas expressões faciais de felicidade que se parecem a sorrisos em animais não-humanos nem sempre são tão fáceis de se ver. 

Ou porque não somos educados a percebê-las, ou porque os mesmos não venham tendo muitos motivos para isso, dada a exploração e o suplício que passam como decorrência das ações humanas.
Muitas pessoas alegam que, ao afirmarmos que animais não-humanos sorriem, estaremos dotando os mesmos de atributos humanos. Cabe a reflexão de que talvez essa possa ser mais uma postura especista, como se a expressão física de felicidade fosse exclusividade dos animais humanos. Pode ser que o fato de admitir que animais sorriem com a boca, com os olhos, ou expressam felicidade com seus corpos, faça com que a pressão para que se deixe de comer as suas carnes ou explorá-los de todas as formas seja ainda maior. De qualquer forma, as imagens a seguir desmontam qualquer argumento contrário.
A Global Animal publicou uma série de fotos de animais em momentos nos quais seus rostos e corpos revelavam alegria e paz. Algumas expressões de felicidade são esfuziantes. Veja a seguir algumas das fotos , as imagens falam por si.







Fonte: Amor pela Fotografia



0 comentários:

Postar um comentário