Sorocaba é o 6ª município do Estado que mais contribui para o aquecimento global



Durante o ano de 2011, município lançou 1.417.830 toneladas de CO2 na atmosfera

por André Moraes

O aumento da frota de veículos e do consumo de combustíveis
 contribuem para a poluição
Por: Arquivo JCS/Emidio Marques
Sorocaba é a 6ª cidade que mais está contribuindo para o aquecimento global no Estado de São Paulo. É isso o que mostra um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Energia, que revelou que, durante o ano de 2011, o município foi o responsável pelo lançamento de 1.417.830 toneladas de CO2 à atmosfera. Esse número é 109% maior do que o registrado em 2010, quando a queima de combustíveis fósseis em Sorocaba acabou emitindo 677.460 toneladas do gás e a deixou na 17ª colocação. Segundo a Secretaria, o consumo de combustíveis derivados de petróleo aumentou na cidade, o que pode justificar essas 11 posições que o município subiu no ranking em apenas um ano. 

Anualmente, a Secretaria Estadual de Energia elabora um relatório que traz as cidades que são as maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico no Estado. No ano passado, com a emissão de mais de 1,4 milhões de toneladas do gás, Sorocaba ficou apenas atrás da capital, que emitiu 13.383.690 toneladas de CO2; Guarulhos, com 6.666.550 toneladas; Cubatão, 4.058.980 toneladas, e Paulínia, que lançou 1.516.970 toneladas de CO2 à atmosfera. Em todo o território paulista foram emitidas 77.345.860 toneladas do gás em 2011. 

De acordo com a Secretaria, um dos principais fatores para Sorocaba tem mais do que dobrado a emissão de gás carbônico, entre 2010 e 2011, foi uma alta no consumo de combustíveis, principalmente da gasolina. Em 2010, os sorocabanos consumiram 124 milhões de litros de gasolina, número que cresceu para 165 milhões de litros no ano passado. Isso pode ser explicado, ainda, com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que mostram que o número de veículos em Sorocaba aumentou 81,7% em 10 anos, entre 2000 e 2010. Segundo o Detran, em 2000 havia 168.597 veículos automotores licenciados em Sorocaba e em 2010, esse número passou para 306.338. Já em abril deste ano, o órgão estadual contabilizou 366.823 veículos na cidade. 

A Secretaria de Energia revela, ainda, que o transporte aéreo também foi um dos causadores desse crescimento no número de CO2 lançado à atmosférica, já que o consumo de gasolina e querosene de aviação aumentou em 2011. Os investimentos recentes da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) no aeroporto sorocabano auxiliam para colocar em evidência esse crescimento na área de aviação na cidade, como a construção de um Centro de Serviços para jatos executivos, que se iniciaram no final de agosto. A Embraer chegou até a afirmar que Sorocaba é a "bola da vez" em aviação executiva, pela proximidade com São Paulo, a maior capital do País, pela infraestrutura da cidade, questão climática e pela rodovia Castello Branco. 

Impacto global 

O coordenador do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Sorocaba (Uniso), Nobel Penteado de Freitas, afirma que o impacto dessa grande emissão de gás carbônico pode não ser sentido localmente, de imediato, já que esse tipo de gás é lançado à atmosfera, o que pode causar problemas ao planeta todo. "O que podemos dizer é que Sorocaba está contribuindo para o aquecimento global, já que a emissão do CO2 causa um impacto na alta atmosfera, formando uma camada de efeito estufa", explica. 

Ele argumenta que, assim como informou a Secretaria de Energia, o crescimento da frota de veículos e o grande número de indústrias instaladas na cidade são os principais responsáveis por Sorocaba estar entre os seis municípios que mais emitem gás carbônico no Estado. "Com todo esse crescimento da cidade, esses números são até previsíveis. Portanto, a tendência é sempre aumentar", ressalta. 

fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

0 comentários:

Postar um comentário