Guarda Responsável I, II e III


GUARDA RESPONSÁVEL I
Adote com consciência: seja leal ao seu cão, como ao seu time de coração...
A Comunicação Social da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA) está determinada a coibir o abandono e os maus tratos a animais. Entre uma conversa e outra, a equipe discute pautas e ideias para atrair, cada vez mais, pessoas a esta causa. Desta vez, nada mais "contagiante" do que os "garotos propagandas" da SEDA com as camisas e bandeiras do Inter e do Grêmio.

Quem é torcedor fanático, muitas vezes, desconhece a dimensão da paixão pelo seu time. Já um animal de estimação é torcedor fanático do seu tutor, companheiro leal nas vitórias e nas derrotas e, diferente de nós, humanos, sabe e exprime sua paixão a quem o trata com amor! 



GUARDA RESPONSÁVEL II
Aquisição por impulso é uma das principais causas de abandono de animais
A adoção ou aquisição de um animal envolve compromisso e responsabilidade que, muitas vezes, são ignoradas pelo dono. É o caso de quem compra ou adota por impulso, sem se dar conta que um cão, por exemplo, vive em média 12 anos, irá crescer e precisar de ambiente e espaço adequados.

O resultado desta falta de consciência é a quantidade de cães e gatos abandonados. A Área de Medicina Veterinária da SEDA atende diariamente entre 20 e 25 animais de rua, vítimas de acidentes e maus tratos. Já aconteceu outras vezes deste número ultrapassar 40 atendimentos.

A Lei Nº 9.605/1998, que trata de crimes ambientais, prevê pena de três meses a um ano e multa em caso de prática de abuso, maus tratos, ferimento ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados. Além de branda, quem comete crime contra animais, em vez de prisão e multa, as reverte em cestas básicas determinadas pela Justiça. 

Enquanto as alterações do Novo Código Penal são discutidas no Congresso Nacional, em Porto Alegre, a SEDA vem realizando um trabalho de conscientização para evitar o abandono de animais que, depois de um tempo, se tornam indesejáveis e “pesados” para seus donos. 

“A caminhada é longa, mas o primeiro passado já foi dado. Nossa equipe vai às escolas conversar com as crianças sobre guarda responsável, o assunto também é abordado durante a consulta veterinária, em uma ligação telefônica, com pessoas com quem conversamos na rua, durante as ações de fiscalização. Enfim, a palavra, o olho no olho e a persistência são nossas ferramentas para garantir os Direitos Animais”, diz Adriana Lopes, veterinária da SEDA. 

GUARDA RESPONSÁVEL III
Abandono e maus tratos a animais podem ser fatais
Em 11 de janeiro passado, o Informativo SEDA contou a história de Johny, o cãozinho que, após ser atropelado, buscou ajuda na casa do estagiário de veterinária da Secretaria, Douglas Borghardt. O SRD foi encaminhado à Área de Medicina Veterinária (AMV), no dia 9 de janeiro, extremamente desnutrido, desidratado, com fratura no fêmur e Miíase (Bicheira) na pata anterior esquerda e na cauda.
Johny não resistiu à fraqueza e à gravidade dos ferimentos; não resistiu ao abandono. Conforme a veterinária Adriana Lopes, que cuidou do SRD na SEDA, sua recuperação estava progredindo bem e se alimentando normalmente, porém, como se tratava de um filhote, havia grandes chances de consolidação da fratura na pata. Entretanto, o alto grau de desnutrição, associada a outras complicações, podem ter desencadeado o óbito.
“Minha família já estava ansiosa com a alta de Johny e cuidando do espaço dele em nossa casa. As notícias vindas da SEDA a respeito de seu estado de saúde eram compartilhadas diariamente. Agora ficou um vazio e o sentimento ruim de que outros Johnys estão sendo abandonados pelos seus donos”, lamenta Douglas.

Para a veterinária, o abandono pode ter sido o grande vilão do SRD: “Acredito que Johny tenha sido vítima de abandonado ou, até mesmo, sofrido maus tratos. Além da fratura, ele estava em um estágio muito avançado de desnutrição e desidratação. Geralmente, animais abandonados apresentam maior dificuldades para conseguir alimentação, e, consequentemente acabam sofrendo mais que os outros”.
Assim como Johny, muitos outros animais sofrem as piores consequências do abandonos e dos maus tratos. Com o intuito de coibir tais práticas crueis, a Secretaria Especial dos Direitos Animais, mais uma vez, apela e chama a atenção para o problema.
Vamos a trabalhar a conscientização de crianças, jovens e adultos, conversar mais com nossos amigos, vizinhos e familiares sobre ANIMAIS. Eles não são brinquedos e precisam de cuidado e pessoas responsáveis ao seu redor; precisam, acima de tudo, de RESPEITO e COMPAIXÃO!


0 comentários:

Postar um comentário