Estados Unidos anunciam proibição do comércio de objetos de marfim

Quinta, 13 de fevereiro de 2014

       

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que proibirão o comércio de marfim, em um novo esforço para ajudar os países africanos a lutar contra a caça ilegal de elefantes e rinocerontes.

Foto: EcoDebate
A reportagem foi publicada por EcoDebate, 12-02-2014.

“Esta proibição é a melhor forma de garantir que o mercado dos Estados Unidos não contribua para a diminuição dos elefantes africanos que vivem em estado selvagem”, destacou a presidência americana em um comunicado.

O decreto da Casa Branca proíbe qualquer importação de marfim de elefante da África, em particular na forma de Antiguidades, e as exportações – com algumas exceções, entre as quais algumas antiguidades genuínas.

Para ser considerado uma antiguidade, um objeto deve ter mais de 100 anos e cumprir com outros critérios estabelecidos pela lei americana de proteção de espécies em risco de extinção.

O comércio ilegal de marfim é alimentado em grande parte pela demanda de Ásia e Oriente Médio, onde as presas de elefantes e os chifres dos rinocerontes são usados na medicina e na ornamentação. A caça ilegal tem aumentado nos últimos anos na África, ameaçando estas espécies.

0 comentários:

Postar um comentário