Será mesmo possível transformar animais domésticos carnívoros em herbívoros?

Cães que devoram com gosto cenouras e maçãs em vez de uma costeleta saborosa ou comida de cão crocante, com sabor a carne – esse é o sonho de milhares de vegetarianos donos de amigos de quatro patas.
Por que as pessoas querem transformar seus animais de estimação carnívoros em herbívoros? E o mais importante, para quê precisam disso? A Voz da Rússia tentou entender as razões do desejo dos donos de obrigar seus cães a se alimentarem de uma forma tão incomum para eles.
Yulia Sokolova, dona do Labrador Max de quatro anos, está convencida de que uma dieta vegetariana é uma escolha natural para cães, que deveria ser seguida por donos que praticam o vegetarianismo:

“Há mais de dez anos, eu sou uma vegetariana estrita. Eu não como produtos de origem animal, incluindo leite e ovos. A razão para a minha transição para o veganismo foi justamente o lado ético. Pense só: a cada ano, mais de quarenta bilhões de animais são sacrificados para alimentar os comedores de carne. E em que condições terríveis são mantidas estas pobres criaturas! E pensa que as vacas, porcos e galinhas das quais produzem comida de cachorro sofrem menos? Acredito que matar outros animais a fim de satisfazer as preferências de gosto de animais de estimação é, pelo menos, desumano e injusto para com nós mesmos, se falamos da comunidade vegetariana.”
Muitos vegetarianos na Rússia e no Ocidente são confrontados com este dilema difícil. Alimentar ou não seus cães com carne? Se os alimentarem, então têm que violar seus próprios princípios, já que muitos vegetarianos são fortemente, para não dizer militantemente, contra toda a indústria pecuária. Se eles não alimentarem seus cães com carne, então como criar uma dieta que não prejudique a saúde dos animais de estimação?
Yulia Sokolova compartilha sua experiência:
“Eu estudei uma montanha de literatura antes de mudar Max para uma dieta veganista. Verificou-se que os cães não só não sofrerão, mas até se beneficiarão muito ao mudarem para uma dieta vegetal, porque a maioria da comida de cachorro de carne moderna é feita de tais venenos que até admira que nossos cães ainda estejam vivos. Verificou-se que é possível satisfazer as necessidades fisiológicas do corpo canino sem recorrer a uma dieta de carne.
No Ocidente, obviamente, é mais fácil. Lá, lojas de animais vendem comida especial veganista para animais, que contém todos os nutrientes necessários. Na Rússia é mais difícil. Normalmente, eu própria cozinho para Max: tenho receitas especiais de alimentos saudáveis para cães, mas às vezes encomendo de Itália alimentos veganistas para cães. Já vai o segundo ano que Max não come produtos de carne. E devo dizer que ele é muito mais ativo e mais saudável do que seus pares que são alimentados com comida “normal”. Por isso, eu tenho certeza que fiz a escolha certa.”
No entanto, o veterinário Artiom Melnikov adverte que não se pode simplesmente mudar a dieta do seu animal de estimação drasticamente:
“Isso pode ser muito perigoso para a saúde do animal. Podem até mesmo morrer. Em vez de experimentar com a saúde de seu amigo e tentar fazer de um predador um vegetariano, pense se isso realmente vale a pena. E se a resposta for positiva, então a melhor coisa que você pode fazer é encontrar um veterinário sensato e criar juntamente com ele o regime mais adequado de alimentação.”
Seja se você apoia a ideia de que os cães podem ser convertidos ao vegetarianismo se houver vontade suficiente, ou não, considerando que intervenções na natureza podem levar a consequências imprevisíveis, lembre-se que nós somos responsáveis por aqueles que cativamos. Devemos sempre seguir o princípio de “não causar dano”.
Escrito por Clipping em .

Texto da Voz da Rússia, com pequenas adaptações da ecoLÓGICA.

0 comentários:

Postar um comentário