MG: Câmaras iniciam luta contra a violência animal

VIOLÊNCIA ANIMAL

 


Movimento Parlamentar em defesa dos animais reúne representantes de várias cidades da região foto de Reprodução
Em iniciativa inédita no Estado vereadores de diversos municípios deram início a criação do Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais. O primeiro encontro foi realizado em 4 de dezembro de 2013 e reuniu legisladores de 12 municípios. A mobilização também atinge parlamentares nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados Federais. O movimento pretende incentivar e apoiar ações integradas no desenvolvimento e implementação de políticas e medidas relativas à defesa de ações sustentáveis pelo bem-estar dos animais.

Mas a ideia de criar um movimento, unindo vereadores de diversos municípios nesta causa, é única. “Foi um passo muito importante na realização do nosso sonho que é o fortalecimento das políticas públicas de defesa dos animais e esse fortalecimento só acontecerá se tivermos pessoas engajadas na luta. Nossa expectativa é de que esse grupo possa cobrar dos seus gestores públicos a implementação de leis que garantam o bem-estar dos animais em seus municípios. Também queremos levar essa discussão para a Assembleia Legislativa, ampliando o apoio a esta causa, tão nobre, em todo Estado”, disse o idealizador do movimento, Hélio Carlos de Oliveira, o Hélio da van que é vereador em Pouso Alegre.

Durante a primeira reunião, na Câmara Municipal de Pouso Alegre, os vereadores apresentaram suas ideias e sugestões para o Movimento. Entre as ações propostas consta a análise e desenvolvimento de estudos, projetos e debates que levem à conscientização da população sobre a importância da castração e adoção e chamar a atenção do Poder Público para o crescimento da quantidade de animais nas ruas que também é problema de saúde pública. A iniciativa pretende, ainda, incentivar e apoiar ações integradas entre os órgãos municipais, estaduais e federais, no desenvolvimento e implementação de políticas e medidas relativas à defesa de ações sustentáveis pelo bem-estar dos animais.

Na segunda reunião do grupo ampliou-se o número de participantes.  Eles traçaram algumas ações para o movimento durante o ano de 2014. Entre elas, a realização de audiências públicas municipais e na Assembleia Legislativa do Estado, campanhas de conscientização da população, cartas endereçadas aos gestores públicos cobrando a efetiva aplicação das leis de proteção aos animais, solicitação de emendas parlamentares que garantam recursos aos Municípios para assuntos ligados à proteção animal, solicitação de uma unidade móvel de castração regional e a realização de um Encontro Mineiro de Proteção Animal.

A reunião também foi acompanhada por membros de ONGs de Proteção Animal da região, a convite dos vereadores dos municípios onde estão localizadas. Para a vice-presidente da Associação Protetora dos Animais de Varginha, Andreia Vilela, a expectativa, com relação ao Movimento, é muito grande. “É um Movimento único. Tem sido pra nós uma ponta de esperança pela causa animal, principalmente vindo do próprio Poder público. São vereadores que estão à frente do seu tempo, à frente de muitos outros vereadores de municípios que ainda não fazem parte, mas que sirva de convite a todos, não só pelo bem-estar dos animais, mas também pela questão da saúde pública. A união desses vereadores, com certeza será um diferencial para Minas Gerais e nós apoiamos com louvor essa causa”, anunciou.

A primeira ação do MPDA, que acontecerá nos próximos dias, será o envio de uma carta de repúdio ao município de Varginha, onde, segundo relatos dos vereadores e da imprensa, houve, recentemente, uma matança indiscriminada de cães. “Decidi fazer parte  inicialmente pela minha adoração pela vida e pela vida dos animais. Minha expectativa é de que esse movimento vingue, seja atuante, que tenhamos representatividade e consigamos conscientizar a população”, declarou o vereador Antônio Carlos da Silva, da Câmara Municipal de Alfenas. A próxima reunião deverá acontecer no final de fevereiro quando será oficializado o Estatuto e eleita a diretoria. Roberto Nogueira/SAO SEBASTIAO DO PARAISO


0 comentários:

Postar um comentário