SP: sem rede coletora, imóveis de luxo despejam esgoto irregular no litoral

Milhões de litros de dejetos que deveriam ser tratados estão contaminando água e solo nas cidades litorâneas de São Paulo, aponta Sabesp

Condomínios de luxo estão despejando esgoto irregularmente no litoral de São Paulo, mesmo tendo à sua disposição uma rede coletora de dejetos oferecida pelo Estado. As cidades litorâneas têm cerca de 25 mil imóveis nessa situação, conforme dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp): são imóveis de alto padrão, casas de mais de 200 metros quadrados, com quatro dormitórios e piscina, localizadas em condomínios na beira da praia e cujo valor pode chegar a R$ 11 milhões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Na maioria dos casos, de acordo com a reportagem, essas são residências construídas antes de a região receber uma rede coletora de esgoto. Tais imóveis não fizeram a ligação ao serviço após ele começar a ser oferecido pela Sabesp - que não cobra para fazer a ligação da casa à rede coletora. O morador, porém, precisa gastar R$ 1,8 mil, em média, em reformas para que o imóvel possa ser conectado à tubulação. Essas obras são gratuitas para moradores de baixa renda graças a um programa estadual.

0 comentários:

Postar um comentário